quinta-feira, 28 de abril de 2016

ESCOLAS OCUPADAS EM ANGRA DOS REIS

Hoje temos na nossa região duas escolas ocupadas, o Ciep 302 desde o dia 18/04 e o Celamm no dia de hoje (27/04).
Nos solidarizamos com a luta dos estudantes que tão bravamente estão se organizando para buscar uma educação de qualidade. Eles possuem um movimento autônomo e uma pauta específica. A organização deles está tomando um caráter estadual. Buscam uma audiência com o governo para discutirem sua pautas, que são: 

- Melhoria na estrutura das escolas e material didático;
- Mais tempos de Sociologia e Filosofia, que atualmente só tem 1 tempo por semana.
- Fim do Saerj;
- Eleição de diretores de escola;
- climatização das salas de aula;
- contratação de funcionários e porteiros;

O desejo de muitos professores de estimular os estudantes a serem cidadãos críticos, autônomos, transformadores da realidade social, que lutam por direitos está sendo efetivada na prática.

Ao contrário de muitos boatos que circulam por aí, as escolas estão muito organizadas. Os estudantes se dividem em comissões e cuidam desde a limpeza, elaboração da comida à segurança das escolas.

Diversas atividades pedagógicas estão sendo realizadas, dando prosseguimento aos estudos, só que dessa vez o currículo que está sendo construído conta com o protagonismo e participação deles e não mais uma lista de conteúdos elaborados por burocratas de uma secretaria de educação como tem sido feito com o currículo mínimo.

Também estão demonstrando que a gestão da escola pode ser compartilhada, já que os mesmos cuidam e administram o espaço escolar. Instituem horários, atividades, cuidam da limpeza e manutenção, gerem os materiais, etc.

Os estudantes estão solicitando doações de alimentos, material de limpeza e propostas de atividades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário