sábado, 30 de julho de 2016

NOTA DE REPÚDIO

Nós, SEPE-Angra, por meio desta nota, repudiamos toda e qualquer tentativa de vinculação do nome da nossa entidade com a violência ocorrida no protesto contra a passagem da Tocha Olímpica, no último dia 27, em Angra dos Reis.

O SEPE, Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, sempre se pautou pela luta contra o autoritarismo e a truculência dos governos para com a classe trabalhadora. Participou, desde sua fundação, de movimentos populares contra o regime militar, pela anistia dos presos políticos, pelas eleições gerais , etc.

       Algumas pessoas tentaram, de maneira leviana, responsabilizar o SEPE-Angra pela violência ocorrida durante o protesto contra a passagem da Tocha pela cidade. Esclarecemos que, enquanto representantes de categorias (professores, pedagogos, zeladores, inspetores, monitores, auxiliares de creche e etc.)  insatisfeitas com o desrespeito vivenciado neste município, nos fizemos presentes no ato. Estávamos apenas com faixas e palavras de ordem, em  nenhum momento sugerimos ou incentivamos violência.

        O que aconteceu foi que, não diferente dos recentes cenários de manifestações populares, a polícia mostrou sua truculência e força repressiva, preterindo pessoas, seus anseios e necessidades básicas para garantir a passagem da tocha olímpica, utilizando força desmedida contra os manifestantes.

        Lembramos que tal evento foi decidido sem qualquer consulta à população. Foi  somente orquestrado pelo executivo desta cidade, bem conveniente às grandes empresas patrocinadoras.

           Tais acontecimentos, inevitavelmente, geram perguntas em cada um de nós: 

"A passagem da Tocha e a imagem da cidade na mídia valem mais do que vidas que são perdidas ou negligenciadas todos os dias por falta de hospitais, de educação de qualidade e serviços sociais essenciais à nossa população?"

"Por que a realização de obras na cidade somente na passagem da tocha?"

"Por que não direcionar estes gastos para os hospitais e escolas públicas ou áreas para o desenvolvimento do Esporte e da Cultura?"


         Vivemos em um momento de profunda crise do sistema capitalista, em que os governos municipais, estaduais e  federal sucateiam a educação, a saúde e a segurança, com o objetivo de privatizar tais serviços.

         É inconcebível diante de tal descaso com essas obrigações, que os governos retirem recursos da educação e da saúde para eventos que estão desconectados da vida cotidiana da população e, somente, contribuem para o LUCRO de empresas privadas, como Bradesco (cobra taxas exorbitantes na manutenção de conta corrente, créditos, empréstimo, além de corrermos o risco dessa empresa gerenciar o Fundo de Amparo ao Trabalhador, possivelmente, usando-o como capital), Coca-cola e Rede Globo (contribuiu para a manutenção do regime militar, se beneficiando de dinheiro público para projetos como Todos Pela Educação), dando ao povo somente a  ilusão de participar de um grande evento.
          Lamentamos o ocorrido e reiteramos nosso compromisso com a educação pública deste município, que é e deve ser, por sua natureza e função, política, questionadora, provocativa, transformadora e consequentemente libertadora.

SEPE/Angra dos Reis, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. O SEPE SOMOS TODOS NÓS! NOSSA FORÇA! NOSSA VOZ!!


Angra dos Reis, 30 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário