terça-feira, 25 de setembro de 2012

NÃO VOTE NOS CANDIDATOS DE SÉRGIO CABRAL


 Abaixo postamos panfleto elaborado pelo sepe/RJ e distribuído para a população de vários municípios do estado do Rio de Janeiro. Esperamos que os profissionais da educação e pessoas em geral façam comentários  analisando o processo eleitoral em Angra dos Reis.

NÃO VOTE NOS CANDIDATOS DE SÉRGIO CABRALNÃO VOTE NOS CANDIDATOS DE SÉRGIO CABRAL

NÃO VOTE NOS CANDIDATOS DE SÉRGIO CABRAL

Com as eleições municipais de outubro se aproximando, muitos candidatos às prefeituras e câmaras municipais apoiados pelo governador Sérgio Cabral têm ocupado espaço na mídia para louvar os “avanços” na educação estadual. Porém, os profissionais que trabalham nas 1.370 unidades que  compõem a rede estadual, que abrangem os 92 municípios do estado, com cerca de 1 milhão de alunos, sabem  muito bem que a realidade é bem outra daquela anunciada pelos “amigos” do Cabral, que hoje pedem o voto da população do Rio de Janeiro.

A REALIDADE DA ESCOLA ESTADUAL É BEM DIFERENTE DA PROPAGANDA OFICIAL 



Baixos salários, péssimas condições de trabalho que prejudicam o processo ensino-aprendizagem, falta de democracia, perseguições a professores e funcionários e o fechamento de escolas são uma marca do governo Cabral. Agora, os candidatos apoiados por ele hoje pedem o seu voto para ocupar as prefeituras municipais e continuar a sua política de destruição da escola pública e de qualidade. Por este motivo, os profissionais de educação das escolas estaduais conclamam a população dos municípios do Rio de Janeiro a não dar o seu voto aos candidatos a prefeito e a vereador que integram a base de apoio do executivo estadual e tem o governador Cabral como patrono. Eles, certamente, irão continuar implementando políticas educacionais que desvalorizam os profissionais de educação e prejudicam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos filhos da classe trabalhadora. Veja a verdadeira situação da educação estadual e por que você não deve votar nos candidatos do Cabral:

1) Faltam professores e funcionários e,  por conta dos baixos salários, somente nos meses de julho e agosto de 2012, uma média de 14 professores deixaram a rede estadual diariamente. A falta de funcionários nas escolas faz com que as condições de segurança diminuam ne a merenda dos alunos fique prejudicada.



2) Para tentar mascarar essa situação, o governo estadual mandou reduzir a grade curricular semanal (quantidade de aulas) de 30 para 25 tempos e os alunos têm o seu direito ao conhecimento roubado.

3) Do início do mandato Cabral (em 2007) até 2012 já foram fechadas ou municipalizadas 374 escolas – uma média de 74 unidades escolares por ano. Em 2011 foram fechadas mais de meia centena de escolas supletivas estaduais, fato que prejudicou milhares de alunos que trabalham durante o dia
e têm que estudar à noite.

4) Falta de democracia, além de não permitir a eleição direta para a direção das escolas e impor a nomeação de diretores indicados por critérios políticos (em 2011 foram 513 diretores exonerados),
o governo estadual promove uma verdadeira perseguição aos profissionais que trabalham nas escolas, reprimindo aqueles que não cumprem as determinações da Secretaria de Estado
de Educação (SEEDUC).

5) Os resultados do IDEB 2011, que apontam para uma melhoria da posição do Estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica são uma farsa e não refletem a realidade
das escolas estaduais. Como se pode melhorar a qualidade do ensino público pagando baixos salários aos profissionais e não investindo na melhoria das condições de trabalho nas unidades estaduais?

6) O governo Cabral também ataca os animadores culturais que trabalham na rede estadual desde o início da década de 90. Além de não regularizar a situação funcional destes profissionais, que, há mais de 20 anos, trabalham sem qualquer garantia ou direitos trabalhistas, o governador agora ameaça extinguir os animadores do quadro da SEEDUC, apesar de uma emenda constitucional aprovada na Alerj em 2010. Por estes motivos, a população do Rio de Janeiro não deve votar nos candidatos do governador Cabral, já que eles não têm qualquer compromisso com a escola pública, gratuita e de qualidade e com a valorização profissional dos professores e funcionários da rede estadual.


Sindicato Estadual dos Profissionais
da Educação do Rio de Janeiro
Tel.2195-0450 - www.seperj.org.br

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


SAERJ: A RESISTÊNCIA TEM QUE CONTINUAR

AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS:
SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
TEL.: 2195-0450 - Na internet: www.seperj.org.br


VAMOS JUNTOS RESISTIR A ESSA FARSA!

Foi aprovado na última assembléia da rede estadual que vamos continuar nossa resistência contra a aplicação da prova do SAERJ.

Para que possamos continuar esta luta contra a política educacional do governo do Estado vamos precisar manter o diálogo com nossos alunos, responsáveis e com toda a comunidade escolar. E, para isto são necessárias algumas informações fundamentais:

1º- É preciso denunciar que menos de 3% dos profissionais da ativa vão receber 2,5 salários a mais
da SEEDUC como “bonificação pelos resultados”.
2º-A SEEDUC pagou a bonificação de resultado apenas para 14.497 profissionais de educação. Esse número equivale a menos de 10% da categoria.
3º-Os aposentados, que trabalharam anos a fio, muitas vezes em péssimas condições, não receberão essa gratificação!
4º- Os pensionistas, em torno de 30 mil famílias, também foram prejudicados por este programa de bonificação, também não receberão nada!
5º- Vários profissionais das escolas que se iludiram, seja por causa dos baixos salários, seja pela necessidade de cumprir com seus compromissos financeiros, trabalharam para cumprir as metas e, no final, ficaram de fora dessa bonificação. Esse fato comprova que o projeto n ão passa de enganação. O governo quer trocar reajuste salarial por uma política de gratificação por desempenho. Alguns chegaram a trabalhar até de madrugada digitando dados no conexão educação e não receberam o “bônus”. Ficaram de fora da gratificação, o que comprova que o governo lançou um engodo para enganar a categoria, trocando o nosso reajuste salarial pelos “prêmios” por desempenho, como o Sepe já havia denunciado.

Meritocracia não é sinônimo de qualidade e cria dentro das escolas uma lógica de disputa e competitividade, jogando um profissional contra o outro! A verdade é que essa política meritocrática sempre vai deixar de fora a maioria dos profissionais.

Bonificação não é valorização salarial. E pode ser retirada a qualquer momento! Queremos reajuste salarial para todos! O que o governo quer esconder e maquiar é que a grande maioria de professores(as) continua a receber um salário miserável bem menor que dois salários mínimos regionais que hoje está em cerca de 700 reais.

Por isso convocamos a categoria a dizer não a essa avaliação autoritária que, além de tudo,  não leva em conta a realidade da comunidade escolar e a formação dos alunos.  Que tenta mascarar a falta d e investimento do governo do estado na educação da escola pública . Uma avaliação que desvia verba pública para rede privada, verba que deveria ser garantida para a escola pública que atende aos filhos dos trabalhadores.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL PARA TRATAR DA DIMINUIÇÃO DA GRADE CURRICULAR



COMO APROVADO EM ASSEMBLEIA REALIZADA NO DIA 05/09 ESTIVEMOS NA SUB-SECRETARIA DE TREINAMENTO ONDE SE REALIZARIA REUNIÃO ENTRE A SECT, PEDAGOGOS E DIRETORES DE ESCOLAS DO SEGUNDO SEGMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA TRATAR DA DIMINUIÇÃO DA GRADE CURRICULAR EM ALGUMAS UNIDADES PARA SUPRIR A CARÊNCIA EM OUTRAS UNIDADES.
CONVERSAMOS COM A SECRETÁRIA RITA SALOMÃO, QUE CITOU A LDB PARA DEMONSTRAR QUE NÃO HAVIA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS ALUNOS, POIS A REDE CONTA COM MAIS DE 1200 HORAS DE AULA QUANDO A LDB PRECONIZA 800 HORAS.
A SECRETÁRIA ASSEGUROU QUE NENHUM PROFESSOR SERÁ AFETADO QUANTO A MUDANÇA DE ESCOLA, QUE UM CONCURSO JÁ FOI APROVADO E QUE A SECRETARIA MANDOU PARA A PGM SOLICITAÇÃO PARA QUE A CARGA HORÁRIA DAS HORAS EXTRAS POSSA SER AUMENTADA.
A SECRETÁRIA TAMBÉM ARGUMENTOU QUE NÃO HÁ PROFESSORES DISPONÍVEIS PARA HORA EXTRA.
ESPERAMOS PELA REPERCUSSÃO QUE A DIMINUIÇÃO DA GRADE CURRICULAR CAUSARÁ NA REDE E DISCUTIREMOS EM ASSEMBLEIA SEUS DESDOBRAMENTOS.
NESSE SENTIDO CONVOCAMOS TODOS PARA ASSEMBLEIA NESSA SEGUNDA-FEIRA (10/09) ÀS 18 HORAS NA PRAÇA DA MATRIZ.