sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL PARA TRATAR DA DIMINUIÇÃO DA GRADE CURRICULAR



COMO APROVADO EM ASSEMBLEIA REALIZADA NO DIA 05/09 ESTIVEMOS NA SUB-SECRETARIA DE TREINAMENTO ONDE SE REALIZARIA REUNIÃO ENTRE A SECT, PEDAGOGOS E DIRETORES DE ESCOLAS DO SEGUNDO SEGMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA TRATAR DA DIMINUIÇÃO DA GRADE CURRICULAR EM ALGUMAS UNIDADES PARA SUPRIR A CARÊNCIA EM OUTRAS UNIDADES.
CONVERSAMOS COM A SECRETÁRIA RITA SALOMÃO, QUE CITOU A LDB PARA DEMONSTRAR QUE NÃO HAVIA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS ALUNOS, POIS A REDE CONTA COM MAIS DE 1200 HORAS DE AULA QUANDO A LDB PRECONIZA 800 HORAS.
A SECRETÁRIA ASSEGUROU QUE NENHUM PROFESSOR SERÁ AFETADO QUANTO A MUDANÇA DE ESCOLA, QUE UM CONCURSO JÁ FOI APROVADO E QUE A SECRETARIA MANDOU PARA A PGM SOLICITAÇÃO PARA QUE A CARGA HORÁRIA DAS HORAS EXTRAS POSSA SER AUMENTADA.
A SECRETÁRIA TAMBÉM ARGUMENTOU QUE NÃO HÁ PROFESSORES DISPONÍVEIS PARA HORA EXTRA.
ESPERAMOS PELA REPERCUSSÃO QUE A DIMINUIÇÃO DA GRADE CURRICULAR CAUSARÁ NA REDE E DISCUTIREMOS EM ASSEMBLEIA SEUS DESDOBRAMENTOS.
NESSE SENTIDO CONVOCAMOS TODOS PARA ASSEMBLEIA NESSA SEGUNDA-FEIRA (10/09) ÀS 18 HORAS NA PRAÇA DA MATRIZ.

4 comentários:

  1. Sinceramente... ao invés de vcs se preocuparem com ESTADO que está um caos, vcs ficam se envolvendo na Educação de Angra, que queiram vcs ou não continua sendo referência. Mas vcs até que podiram ajudar, sabe como?? Fazendo assembléia geral para que os professores "que vivem de atestado médico" no município voltassem a trabalhar, pois já ajudaria muito na carência de professores na rede. Fica a sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente.... O SEPE representa com muita propriedade e atuação os professores da prefeitura de Angra que a muitos anos estão sem representação sindical. A carta sindical amplia sua área de atuação,aos municípios e a todos os funcionários da educação, que não são apenas os professores. Responsabilizar os professores pela má administração da educação pública é a reprodução mais simplória do senso comum e a menos fundamentada. As más condições e a sobrecarga de trabalho estão deixando aqueles que não são anjos nem deuses, mas simples mortais, muito doentes, física e emocionalmente, pois apesar do comprometimento, seu trabalho está comprometido pelas falta de políticas públicas educacionais. A licença médica é um direito trabalhista. Agora se a junta médica está permitindo a algum licenças indevidas e a outros trabalhar sem condições, reforça a minha tese de que a administração atual está muito mal representada.E por fim, quem te representa? Quais foram as atitudes tomadas diante da situação? Preste atenção para onde direciona suas críticas!!! Use sua tão preciosa energia para melhorar a Educação de Angra que ao contrário que vc prega não é mais uma boa referência, principalmente se considerarmos a relação: arrecadação X qualidade.

      Excluir
  2. Mais sinceramente ainda...Temos um sindicato SINSPMAR que nos representa e tem feito por longos anos e com muita propriedade. Não estou responsabilizando os professores comprometidos com o trabalho, mas àqueles que atrás de atestados médicos, deixam de fazer o seu serviço, e se vc não sabe, os atestados geralmente são do RJ, uma vez que a maioria trabalha em Angra e em outros municípios, então culpar a administração pública por isso, é falta de argumento. Não vejo razão também pra culpar a administração pública pelas más condições de trabalho e sobrecarga: afinal, quando se faz um concurso já se sabe pra onde vamos e como iremos trabalhar e principalmente sua carga horária. A relação arrecadação x qualidade não interfere na Educação, uma vez que a PMAR chamou todos os concursados possíveis, 5 vezes mais que estava em edital e nem assim conseguiu suprir as carências dos professores de 2º segmento, pois a maioria acha que Angra dos Reis é "bico". Francamente...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vc não deve participar de nenhuma das comissões que lutam pelos direitos dos profissionais da educação. Os salários dos Doc II estão congelados a anos! Os doc I lutaram sozinhos pelas mudança de referências e receberam por apenas um ano e perderam a isonomia no final de 2011! Onde o SINSPMAR atuou? A falta de professores está vinculada aos contratos que por anos foram feitos em detrimento de concursos e convocação para preencher as vagas existentes. Por isso ainda está faltando tantos professores. Isso não é problema de administração!!! O Sepe tem se apresentado atuante e deve ser nosso representante oficial sim. Aproveito para perguntar, quais foram os pontos que o sindicato que vc defende conquistou para os professores e funcionários da educação? Perdemos nosso triênio; salários congelados; auxiliares de biblioteca e secretários escolares em referências inadequadas; merenderas concursadas expulsas de seus locais de trabalho; falta de auxiliares de zeladoria e zeladores trabalhando; salários atrasados das empresas terceirizadas; etc. Ainda assim, o que o SEPE pode fazer se têm funcionários que apresentam atestados falsos? Nesse caso o SINSPMAR deve ter a solução! Professores de outros municípios sempre trabalharam na cidade, e nem por isso tínhamos falta de professores, prever o número de funcionários necessários para trabalhar é função administrativa sim, planejar é função administrativa sim, dar condições de trabalho evitando lotar as salas de aula ou reduzir carga horária é função administrativa sim!!!!! Se deixaram para chamar tantos professores em um único período é problema administrativo sim!!!! Se não tem dinheiro para pagar férias, décimo terceiro e mais funcionários é problema administrativo simmm!!!!!! Sindicato é para lutar e não deixar que essas coisas ocorram e o sinspmar fez o que para não permitir que isso se repita? A sim, quando preparamos e entregamos para eles as demandas e com muita cobrança para que os processos sejam abertos efetivamente, é pode ser que no tranco eles funcionem. Sou filiada a anos ao SINSPMAR e atualmente ao SEPE, a forma de representar os trabalhadores é muito diferente. A educação tem questões específicas, e não deve ser partidário e sim realista.

    ResponderExcluir