terça-feira, 10 de abril de 2012

BALANÇO DA GREVE DE 2 E 3 DE ABRIL

NOVAMENTE A LUTA, E SÓ ELA, CONQUISTA VITÓRIA!
Os dias 2 e 3 de abril presenciaram um acontecimento histórico na vida da cidade de Angra dos Reis. Nesses dois dias o município viveu e respirou a greve dos servidores públicos.
Após um acordo salarial rebaixado (principalmente para os servidores de maior escolaridade) no ano passado, era uma questão de honra lutarmos por um índice de reajuste melhor este ano.
Nesses dois dias, marcados pela mobilização da categoria, atos públicos na Praça da Prefeitura, passeatas e assembleias dos profissionais da educação, mostramos o que queríamos.
É importante ressaltar o protagonismo exercido pelos profissionais da educação em todo o processo. Desde a deflagração da greve, até na rejeição da contraproposta do governo.
Os trabalhadores em educação demonstraram-se resolutos, mesmo os companheiros em estágio probatório, mesmo os que sofreram severa pressão das direções de escola.
Não podemos esquecer que desde o ano passado estamos mobilizados. Desde setembro ocupamos as praças e ruas do centro da cidade, exigindo a mudança de referência para docentes e funcionários da educação e,  já no início de 2012, organizamos um sopão pela campanha salarial em alusão ao fato dos profissionais serem proibidos de se alimentarem nas escolas e muitos não terem tempo para fazê-las fora delas.
Toda mobilização demonstrada por professores e funcionários das escolas será fundamental para que conquistemos toda a nossa pauta de reivindicações, que transcende ao reajuste salarial e ao aumento do valor do ticket alimentação. Ainda lutamos pela mudança de referência, pela eleição das direções de escolas, pela chamada dos concursados, por disciplinas diferenciadas para as turmas de primeiro segmento, aplicação do PME, entre outras reivindicações.
Os servidores estão de parabéns, os profissionais de educação mais ainda. Mostramos que podemos muito mais.
Não podemos deixar de lembrar que também cometemos erros, talvez o maior foi ter passado tanto tempo sem realizarmos assembleia, o que nos deixou atrasados e despreparados para os fatos ocorridos pouco antes da greve. Devemos aprender com nossos erros.
Outros passos precisam ser dados. Nessa terça-feira (10/04) temos reunião com a secretária Rita Salomão e possivelmente com o secretário de administração. Precisamos, a partir dessa reunião, traçar novas estratégias. Dia 17/04 (terça-feira) temos assembleia às 18 horas no Sindicato dos Arrumadores, na Rua do Comércio, 84.
Então todos lá!
10/04 às 16 horas, reunião do SEPE com a secretária de educação.
17/04 às 18 horas, Assembleia Geral no Sindicato dos Arrumadores, rua do Comércio, 84.

Nenhum comentário:

Postar um comentário