segunda-feira, 25 de julho de 2016

Formação em Cultura Afro-Brasileira

 

          A Lei 10.639/2003 acrescenta dois artigos à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira por meio de temas como história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Cinco anos depois, a lei nº 11.645 é sancionada e passa a incluir também as populações indígenas. 
       De acordo com o texto, o ensino deve se basear em três princípios: a consciência política e histórica da diversidade, o fortalecimento de identidades e de direitos, e as ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os conteúdos devem ser ministrados de forma transversal em todo o currículo, em especial nas áreas de artes, literatura e história.
          Com essa oficina, criada pelo professor de Educação Física e pesquisador da cultura e religiosidade afrobrasileira, Lucio Sanfilippo, e produzido pela professora Lândia, esperamos contribuir para a compreensão da importância da cultura africana e afrobrasileira na nossa sociedade, e para que os professores se sintam cada vez mais esclarecidos e seguros para tratar o tema nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário