terça-feira, 1 de abril de 2014

Figura4Figura4Figura4Figura4EDUCAÇÃO EM LUTA, NA GREVE DOS SERVIDORES

Os Profissionais da Educação de Angra dos Reis reuniram-se ontem (31/03) em praça pública e decidiram que a greve dos servidores, deverá ter uma pauta da Educação, pauta esta para além das questões salariais. Avaliou-se que nossas condições de trabalho afetam a qualidade de ensino e não podemos mais admitir trabalhar em condições precárias.
Trabalhamos em escolas onde não há canetas de quadro, diários de classe, zeladores. Em espaços escolares onde o mau cheiro, o calor excessivo, a falta de infraestrutura atrapalha o bom andamento das aulas. Ainda não contamos com o mínimo de 1/3 da carga horária para planejamento! Essa lei foi elaborada em 2008 e até hoje o poder público de Angra não a aplicou. Precisamos de tempo para planejar e melhorar nossas aulas, melhorar a qualidade da educação concedida aos filhos dos trabalhadores de Angra.
Temos um compromisso com essa parcela da população e somos impedidos pelas más condições de trabalho de realizarmos nossas atividades de maneira plena, com a qualidade que a população trabalhadora dessa cidade merece.
Muitos profissionais da Educação adoecem devido as más condições de trabalho. São professores/as com uma carga horária extensa para garantir salários melhores, são zeladores trabalhando por três ou quatro, o calor intenso nas escolas que leva crianças e servidores a passarem mal. Enfim, uma série de “coisas” que nos impedem de exercer de forma adequada nossas funções.
Por esses e outros motivos estamos em greve e em luta. Não temos partido! Nosso partido é a educação pública de qualidade! Vamos nos unir e mudar essa situação!
Pauta específica dos Profissionais da Educação de Angra dos Reis
O que reivindicamos para além da reposição salarial?
·         Cumprimento da lei federal 11.738/2008, que preconiza o mínimo de 1/3 de planejamento na carga horária dos docentes;
·         Inclusão das disciplinas diferenciadas no currículo das séries iniciais do ensino fundamental, tais como Educação Física, Educação Artística e Musical e Língua Estrangeira, melhorando a qualidade de ensino e garantindo 1/3 de planejamento na carga horária das séries iniciais;
·         Imediata compra de material didático-pedagógico para o bom andamento do funcionamento da escola, tais como canetas de quadro, tinta para copiadoras, diários escolares, etc.;
·         Imediata contratação de zeladores em caráter emergencial (enquanto não é realizado o concurso) para atender as unidades escolares onde não há zeladoria;
·         Climatização das unidades escolares;
·         Concurso público para docentes, pedagogos, merendeiras e zeladores;
·         Fim das terceirizações;
·         Implementação de alternativas construídas junto as unidades escolares  para o fim da violência nas escolas;
·         Paridade entre ativos e inativos (inclusive o direito ao Bancred)
·         Obras emergenciais nas unidades escolares de acordo com cronograma discutido com a categoria e unidades escolares para listar prioridades;
·         Aplicação do Plano Municipal de Educação (PME);
·         Aumentar nível de escolaridade para o cargo de Monitor de Educação Especial;
·         Garantir a formação continuada no horário de trabalho sem prejuízo para estudantes;
·         Criação do cargo e concurso  para Monitor de Informática para o total funcionamento dos laboratórios de informática;
·         Transparência na aplicação do Fundeb, publicizando sua aplicação;
·          Autonomia pedagógica, inclusive para rejeitar projetos de empresas privadas que são implementados nas escolas, tais como Sangary e Abramundo.

O Sepe disponibilizará toda a sua estrutura para que seja utilizada como instrumento nesta greve e convida @s trabalhador@s da educação a participar como protagonistas desta greve participando de comando de greve, comando de negociação, assembleias.
Deixamos claro nosso desejo de continuar a greve caso as pautas da educação não sejam atendidas com negociação protagonizadas por nós.
O Sepe como um sindicato histórico de luta pela defesa dos profissionais da Educação e  que sempre esteve e está na defesa da Escola pública, gratuita e de qualidade coloca todo seu aparato a disposição dos profissionais de educação em luta.
Sempre nos mantivemos a disposição da categoria e se não protagonizamos essa luta foi por respeito a decisões nas assembleias da categoria que colocou sempre uma necessidade de diálogo e trabalho conjunto com Sinspmar, porém percebemos que nesse momento os profissionais da educação não estão sendo comtemplados nessa greve, pois nossas reivindicações específicas não entraram na pauta de negociação, mesmo com toda pressão dos educadores.

Chamamos tod@s @s profissionais da educação para assembleia, a ser definida hoje as 14h na praça da prefeitura,  onde daremos tratamento à nossa pauta específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário