terça-feira, 3 de setembro de 2013


 Nesta semana em que a nossa greve completará um mês o secretário de educação deste estado anuncia seu afastamento até o dia 11 de setembro, numa clara demonstração de que não liga para as demandas dos profissionais da educação.
Na última assembleia, que contou com milhares de professores e funcionários, foi avaliado que nossa greve deve continuar, pois ainda não conseguimos uma contrapartida digna.
Acreditamos, entretanto, que as greves, ações que historicamente foram os meios que nos fIzeram garantir direitos, são um jogo de paciência e, os governos, que tradicionalmente não se importam com a educação, preferem postergar o problema não se importando que milhares de estudantes fiquem sem aula. Eles jogam para que pensemos que este não é o caminho, voltemos à suposta normalidade das escolas e assim economizam para que estas verbas públicas sejam desviadas para seus negócios escusos.
Diante deste quadro, viemos afirmar que a greve está em nossas mãos: ou retornamos ao trabalho sem conseguir nada e damos esta vitória para o governo, ou aumentamos o número de adeptos à greve, fazemos ações contundentes e ganhamos as ruas em protestos cada vez maiores para fazer com que nossas reivindicações ganhem visibilidade na sociedade e aumente a pressão para que estas sejam acatadas.
Lembramos que cada professor e funcionário que não participa do movimento, minimamente se colocando em greve, colabora com a política salarial do governo, com a perda do controle de nossa produção, nos fazendo ser substituíveis por televisões, vídeo-aulas, computadores e pessoas sem formação, pois repetir o que está no currículo mínimo e treinar para uma avaliação externa qualquer um pode fazer. Isso contribui para a baixa qualidade da educação.
Conclamamos a todos e todas que participem continuando em greve ou se declarando a partir de agora. Assim se colocando ao lado dos que lutam por uma educação de qualidade, que passa necessariamente pela valorização do profissional da educação tanto em termos salariais quanto em autonomia pedagógica.


ASSEMBLEIA GERAL DA REDE DIA 04/09 COM VIGÍLIA NA SEEDUC – RUA DA AJUDA – A PARTIR DAS 10H. O SEPE ANGRA FAZ SUA PARTE INDO NAS ESCOLAS E GARANTINDO TRANSPORTE PARA AS ASSEMBLEIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário