sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Esclarecimento sobre o valor da mensalidade sindical!



Alguns companheiros da rede municipal que se filiaram recentemente têm questionado o valor da mensalidade sindical. Nós, da direção, gostaríamos de esclarecer que nosso estatuto em seu artigo 7º, preconiza que “A contribuição mensal do sócio efetivo corresponde a 1% da remuneração percebida, inclusive todos os vencimentos e vantagens, como também sobre o 13º salário”. É importante enfatizar que o SEPE sobrevive dessa contribuição voluntária do associado. Somos contra o imposto sindical, cobrado anual e compulsoriamente dos trabalhadores (sindicalizados ou não) e não cobramos o chamado desconto assistencial, que a maioria dos sindicatos cobra ao final das campanhas salariais.
Gostaríamos de contar com a compreensão dos filiados e chama-los à participação plena nesse instrumento de luta que é o nosso sindicato!

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO ACERCA DA POSSIBILIDADE DO NÃO PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO, SALÁRIO DE DEZEMBRO E 1/3 DE FÉRIAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS.


Nós profissionais da educação da rede de ensino de Angra dos Reis, gostaríamos de tornar público nossa indignação com o descaso com que nós e a população temos sido tratados pela atual gestão da prefeitura de nossa cidade.
Tendo uma das maiores arrecadações do Brasil, a prefeitura acena com a possibilidade do não pagamento de nosso 130 salário e do pagamento do mês de dezembro, assim como 1/3 de férias de janeiro!
 Não podemos ser penalizados pela gestão irresponsável da prefeitura, que no ano passado teve uma arrecadação maior do que a prevista e uma sobra no caixa de 80 milhões de reais.
É importante salientar que o pagamento dos servidores está previsto no orçamento anual do município, queremos saber para onde foi esse dinheiro, por isso exigimos que seja feita uma auditoria independente nas contas da prefeitura.
O não pagamento dos servidores causará um impacto negativo no comércio e serviços de nosso município, frisamos também que uma escola de qualidade começa com a valorização do profissional de educação.
Não vamos abrir mão de nossos direitos. No dia 05/12 faremos uma paralisação de 24 horas e manifestação em frente à prefeitura às 11 horas e não descartamos a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado caso se concretize essa ameaça.
Queremos contar com o apoio de nossa população para a manutenção de nossos direitos! 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012



ASSEMBLEIA UNIFICADA
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL
05/12 – 17 HORAS
SINDICATO DOS ARRUMADORES
RUA DO COMÉRCIO, 84 - 2° ANDAR – CENTRO ANGRA DOS REIS

                                                                                            PAUTA
- PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SEPE ANGRA.
- ELEIÇÃO DE CONSELHO FISCAL
- DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES NOS GASTOS DA ARRECADAÇÃO DO SEPE PARA 2013.

APÓS ASSEMBLEIA (20 HORAS) FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO NO ESPAÇO DENDECOS
RUA DO COMÉRCIO, 16 – SOBRADO - CENTRO- ANGRA DOS REIS

SINDICATO FORTE É O QUE A CATEGORIA DECIDE!

TEMOS QUE FAZER MELHOR EM 2013!!!


DOCUMENTÁRIO SOBRE A GREVE DO ESTADO DE 2011. 
VALE LEMBRAR PARA ANTECIPARMOS AS LUTAS DO FUTURO!!!


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O SEPE - NÚCLEO ANGRA DOS REIS ESTÁ DE TELEFONE NOVO! 3421-1723

FUNCIONÁRIO FEZ HORA-EXTRA TEM QUE RECEBER!


RECEBEMOS DENÚNCIA DE FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS (AUX. DE BIBLIOTECA E INSPETOR DE ALUNOS) SOBRE O NÃO PAGAMENTO DE HORAS-EXTRAS TRABALHADAS POR ESSES FUNCIONÁRIOS EM MAIO E JUNHO.
É UM ABSURDO QUE NOVAMENTE FUNCIONÁRIUOS ARQUEM COM OS ERROS COMETIDOS PELA PREFEITURA E TENHAM SEUS DIREITOS MAIS ELEMENTARES DESRESPEITADOS.
DOCENTES 2 ESPERAM HÁ VÁRIOS ANOS SUA MUDANÇA DE REFERÊNCIA, ENQUANTO DOCENTES 1 AGUARDAM SUA EQUIPARAÇÃO COM O NÍVEL TÉCNICO. MERENDEIRAS E OUTROS FUNCIONÁRIOS TAMBÉM ESPERAM ANSIOSOS POR SUA ELEVAÇÃO DE NÍVEL.
O ARGUMENTO DE QUE NÃO HÁ DINHEIRO NÃO CONVENCE, JÁ QUE OUTRAS INICIATIVAS DA PREFEITURA NÃO SÃO ADIADAS.
OS FUNCIONÁRIOS QUE FIZERAM HORA-EXTRA TÊM QUE RECEBER O QUE LHES É DEVIDO.
VAMOS COBRAR DA PREFEITURA E DA SAD.

Avaliação personalizada de professores, para

 individualizar salários, provocar demissões e fechar escola

Educação como mercadoria não é educação, é a corrupção do conhecimento
O governo estadual e seu secretário Rizolia anunciaram a imprensa, mais um passo importante rumo à implementação do sistema meritocrático na rede. As notícias dão conta de um “projeto-piloto que visa a medir a eficiência dos professores em sala de aula”… O objetivo é apontar e espalhar boas práticas e, em um segundo momento, fazer com que esses resultados levem a programas de bonificação por performance.” ( Jornal O Globo) Admitem, por mais absurdo que possa parecer, que esta “observação” será feita por pessoas “treinadas” pelo Banco Mundial. Mas não ficam por aí. A economista-chefe do Banco Mundial para Educação na América Latina e na região do Caribe diz o seguinte:
— Os observadores que vamos treinar ficarão no fundo da sala e, seguindo um método padronizado adotado nos Estados Unidos, farão anotações sobre os materiais que os professores usam, as atividades que promovem e o grau de envolvimento dos alunos. Há mais: — O que existe no Brasil são sistemas que avaliam as escolas, não os professores. E nós acreditamos na diferenciação entre eles. Em Washington D.C, por exemplo, graças a um programa desse tipo, o estado descobriu onde estão seus melhores mestres e dobrou o salário deles. A economista do Banco Mundial, não falou que o sistema americano ao qual se refere, é o Impact. Veja como funciona:
Jornal Zero Hora – Sistema Americano para avaliação de professores – IMPACT
TODOS os professores são observados em sala de aula cinco vezes durante o ano por diretores de outras escolas e especialistas em educação.
ELES RECEBEM notas em 22 quesitos de nove categorias, como presença em sala de aula, gerenciamento do tempo, clareza ao apresentar o objetivo da lição e certeza de que os estudantes de todos os níveis de aprendizado entenderem a matéria.
DEPOIS DA observação inicial, os professores recebem um “plano de crescimento”que cita seus pontos fortes e fracos.
NO FIM DO ANO, o desempenho do professor – baseado nas observações em sala de aula, eventuais testes aplicados aos estudantes, crescimento no aprendizado dos alunos e contribuições gerais à comunidade – é convertido em uma nota de 100 a 400.
PROFESSORES COM MENOS de 175 pontos podem ser demitidos. Entre 175 e 249 pontos, são considerados “minimamente eficientes”. E, entre 250 e 400 pontos, são considerados “eficientes”ou “muito eficientes”.
Finalmente o governo começa a dizer sua real intenção
Utilizando-se de um sistema “falido” nos Estados Unidos e utilizado a mais de vinte anos por lá, pretende aqui, assim como lá: fechar escolas, demitir professores, diferenciar salários e assim destruir de vez a educação pública. Veja o que disse o prefeito de Nova Iorque, ao encerrar a aplicação da política de bônus naquela cidade iniciada em 2008:
“Eu acho que deveríamos ter orgulho disso – do fato de que temos a coragem de sentar-se lá e dizer que achávamos que era uma boa ideia (pagar bônus aos professores), não funcionou e estamos parando-a. Nós não vamos desperdiçar o dinheiro público. (Seifman, 2011).
O governo reduz ano a ano os investimentos em nossas escolas e profissionais, derrama dinheiro público para a iniciativa privada, enfia-se em escândalos de corrupção sem nenhuma punição, entrega a educação à economistas e organismos internacionais e ainda quer que paguemos por isso? Professor, não permita nenhum estranho em sua sala de aula. Caso o pau mandado do Banco Mundial e do Governo Sérgio Cabral insista em permanecer em sua sala reire-se, relate por escrito e pegue assinaturas da comunidade escolar como testemunho de mais este arbítrio contra a educação pública fluminense.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CALENDÁRIO


CALENDÁRIO
21/11 - SEMINÁRIO DO DIEESE SOBRE ORÇAMENTO MUNICIPAL E CAMPANHA SALARIAL 2013 17 HS. NO SINDICATO DOS ARRUMADORES – RUA DO COMÉRCIO, 84
05/12 – ASSEMBLEIA UNIFICADA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL – 17 HS LOCAL A CONFIRMAR
05/12 – LOGO APÓS A ASSEMBLEIA FAREMOS UMA CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO. LOCAL A CONFIRMAR

PROPOSTA DE REGIMENTO DO SEPE PARA ELEIÇÕES DE DIRETORES DAS ESCOLAS E CRECHES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANGRA DOS REIS.



1.        As eleições diretas para a direção de escolas contará com uma Comissão Eleitoral Geral, que será composta por 07 (sete) membros da Sect, 05 (cinco) dos Conselhos de Escolas, 1 (um) do SEPE e 1 (um) do Sinspmar, totalizando 14 (quatorze) membros;
2.        O processo eleitoral terá caráter deliberativo e a Sect investirá nos cargos a chapa vencedora do pleito;
3.        O processo eleitoral nas escolas será coordenado por comissão eleitoral composta de três a cinco membros da comunidade escolar, eleitos em assembleia convocada para esse fim;
4.        A comissão eleitoral abrirá o processo, acompanhará, solucionará dúvidas e proclamará o resultado final das eleições. Os membros da comissão eleitoral não poderão fazer parte de chapas;
5.        O processo eleitoral propiciará campanhas eleitorais em que os Projetos Político Pedagógicos serão debatidos pelos candidatos;
6.        Para ser votada a chapa deverá ser completa, composta de diretor geral e auxiliares de direção;
7.        Poderão concorrer aos cargos de diretor geral e adjunto o profissional de educação que não esteja em estágio probatório e que tenha mais de 1 (um) ano em exercício em qualquer UE da rede municipal;
8.        O prazo de gestão será de três anos, podendo haver somente uma reeleição;
9.        A destituição de diretores só poderá ocorrer em casos avaliados e aprovados pelo Conselho de Escola;
10.   Em caso de vacância nos cargos de direção, deverá ocorrer nova eleição no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, onde nesse período a gestão escolar ficará a cargo do Conselho de Escola;
11.   Serão instaladas duas urnas em cada escola. Uma para votos de alunos e responsáveis, e outra onde serão depositados os votos de funcionários de apoio efetivos ou em estágio probatório e  professores;
12.   Votarão os alunos com idade a partir de 9 (nove) anos ou que estejam no 4° ano  do ensino fundamental. Os menores de 9 (nove) anos serão representados pelos responsáveis previamente cadastrados para esse fim;
13.   O voto será paritário, obedecendo a proporcionalidade para cada segmento;
14.   Proclamado o resultado, a comissão eleitoral solicitará a direção da unidade de ensino ainda em exercício, que oficialize a Sect os nomes da nova direção eleita, a fim de que sejam nomeados;
15.   A direção eleita administrará a unidade de ensino com o Conselho de Escola, composto por representantes de todos os segmentos da UE, eleitos em assembleia específica, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento pedagógico e supervisionar o movimento financeiro e administrativo da UE;
16.    Findo o processo eleitoral a Sect garantirá formação permanente aos diretores e auxiliares de direção.