terça-feira, 17 de abril de 2012

As assembleias ocorrerão na sede do Sepe Angra. Rua Honório Lima 48  2° andar - Centro.

PARALISANDO MANDAREMOS UM RECADO PARA O GOVERNO ESTADUAL: - EXIGIMOS MAIS !!!


O governador Sérgio Cabral enviou à Assembleia Legislativa (Alerj) o projeto de Lei nº 1.423, que prevê a incorporaçãoimediata das duas parcelas restantes da gratificação “Nova Escola” nos salários dos profissionais das escolas estaduais.Mas a medida pode representar uma ameaça às reivindicações de reajuste para a educação em 2012,  que entre as emendas incluídas no projeto pelos deputados da bancada governista estão propostas de reajustes de 4,5% para alguns setoresmenos paras os professores da rede estadualque ficariam sem reajuste salarial.


categoria não vai aceitar um índice zero de reajuste em 2012,  que a incorporação do Nova Escola não é um reajuste


Nesta terça-feira (dia 17 de abril), dia previsto para a votação do PL, o Sepe convoca a categoria para a Alerj para acompanhar o andamento da votação e pressionar os deputados a garantirem as reivindicações da categoria: 36% dereajuste ; 1/3 de carga horária para atividades extraclasseentre outras reivindicações – a educação estadual nãoaceita zero por cento de reajuste! E NO DIA 19 FAREMOS ASSEMBLEIA PARA AVALIAR NOSSAS PRÓXIMAS AÇÕES.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TELHADO DESABA E ESCOLA MUNICIPAL É INTERDITADA

Ontem, 11/04, às 10h, a E.M. Professor Ururahy foi interditada pela Defesa Civil, pois seu telhado veio abaixo.
Vale lembrar que a obra foi entregue no ano de 2008 pelo prefeito Fernando Jordão e construída pela empreiteira Ibirapitanga.
É importante ressaltar que a qualidade do ensino passa também pelo compromisso e respeito que devemos ter para com a escola.
Devemos construir escolas com material de qualidade, principalmente porque lidamos com crianças!!!
O dinheiro público não pode ser jogado no ralo, alguém tem que responder por isso. Esperamos a apuração dos fatos e punição aos culpados!

terça-feira, 10 de abril de 2012

BALANÇO DA GREVE DE 2 E 3 DE ABRIL

NOVAMENTE A LUTA, E SÓ ELA, CONQUISTA VITÓRIA!
Os dias 2 e 3 de abril presenciaram um acontecimento histórico na vida da cidade de Angra dos Reis. Nesses dois dias o município viveu e respirou a greve dos servidores públicos.
Após um acordo salarial rebaixado (principalmente para os servidores de maior escolaridade) no ano passado, era uma questão de honra lutarmos por um índice de reajuste melhor este ano.
Nesses dois dias, marcados pela mobilização da categoria, atos públicos na Praça da Prefeitura, passeatas e assembleias dos profissionais da educação, mostramos o que queríamos.
É importante ressaltar o protagonismo exercido pelos profissionais da educação em todo o processo. Desde a deflagração da greve, até na rejeição da contraproposta do governo.
Os trabalhadores em educação demonstraram-se resolutos, mesmo os companheiros em estágio probatório, mesmo os que sofreram severa pressão das direções de escola.
Não podemos esquecer que desde o ano passado estamos mobilizados. Desde setembro ocupamos as praças e ruas do centro da cidade, exigindo a mudança de referência para docentes e funcionários da educação e,  já no início de 2012, organizamos um sopão pela campanha salarial em alusão ao fato dos profissionais serem proibidos de se alimentarem nas escolas e muitos não terem tempo para fazê-las fora delas.
Toda mobilização demonstrada por professores e funcionários das escolas será fundamental para que conquistemos toda a nossa pauta de reivindicações, que transcende ao reajuste salarial e ao aumento do valor do ticket alimentação. Ainda lutamos pela mudança de referência, pela eleição das direções de escolas, pela chamada dos concursados, por disciplinas diferenciadas para as turmas de primeiro segmento, aplicação do PME, entre outras reivindicações.
Os servidores estão de parabéns, os profissionais de educação mais ainda. Mostramos que podemos muito mais.
Não podemos deixar de lembrar que também cometemos erros, talvez o maior foi ter passado tanto tempo sem realizarmos assembleia, o que nos deixou atrasados e despreparados para os fatos ocorridos pouco antes da greve. Devemos aprender com nossos erros.
Outros passos precisam ser dados. Nessa terça-feira (10/04) temos reunião com a secretária Rita Salomão e possivelmente com o secretário de administração. Precisamos, a partir dessa reunião, traçar novas estratégias. Dia 17/04 (terça-feira) temos assembleia às 18 horas no Sindicato dos Arrumadores, na Rua do Comércio, 84.
Então todos lá!
10/04 às 16 horas, reunião do SEPE com a secretária de educação.
17/04 às 18 horas, Assembleia Geral no Sindicato dos Arrumadores, rua do Comércio, 84.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

REUNIÃO COM SECRETÁRIA É ADIADA!


A reunião que teríamos ontem com a secretária de educação Rita Salomão não aconteceu.  A assessoria da secretaria alegou outros compromissos da secretária e remarcou a reunião para a próxima terça-feira, dia 10, às 16 horas. A comissão do SEPE conversou com a subsecretária Anali, reafirmando a intenção em termos a presença do secretário de administração nesse encontro, além disso, protocolamos ofício reafirmando essa intenção.
Às 18 horas nos reunimos em assembleia no CEAV onde aprovamos uma vigília na porta da SECTEL no próximo dia 10, dia da audiência.
Além disso, aprovamos nova assembleia para o dia 17/04 (terça-feira), às 18 horas no Sindicato dos Arrumadores, na rua do Comércio, 84.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS ENCERRA A GREVE!

HOJE TEM ATO ÀS 16H NA SECTEL

Reunidos em assembleia na noite de ontem, os profissionais de educação de Angra dos Reis decidiram encerrar a greve que já durava 48 horas. Os profissionais aceitaram a proposta de 9% de reajuste e o aumento de dois reais no tíquete alimentação, negociada entre vereadores e o prefeito.
Os educadores seguem mobilizados por sua pauta específica, que inclui 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, horário de almoço, educação física, educação artística, educação musical e língua estrangeira para as turmas de 1º ao 5º ano, chamada dos concursados aprovados no concurso de 2008, eleição direta para a direção das escolas, mudança de referência imediata para docentes e funcionários, entre outros pontos.
Hoje, os profissionais fazem vigília, a partir das 16h, em frente à SECTEL, enquanto uma comissão do SEPE Angra discute com a secretária Rita Salomão o encaminhamento de nossas reivindicações.
As 18h, professores e funcionários das escolas fazem nova assembleia no Colégio estadual Nazira Salomão para decidir os rumos do movimento.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM GREVE!!!


Reunidos em assembleia, às 14h na praça da Igreja Matriz, os profissionais da educação da rede municipal de Angra dos Reis decidiram decretar greve por tempo indeterminado para que o prefeito atenda a nossa pauta de reivindicações:


1)Reposição salarial de 10,12% (inflação de 2011 + inflação de 2012 - 3% concedidos no ano passado);
2)Mudança de 1 referência para docentes I, merendeiras e zeladores;
3)Mudança de 2 referências para docentes II;
4)Cumprimento do disposto na Lei Federal  11.738/08, que preconiza a observância de um limite máximo de dois terços da carga horária do professor para desempenho das atividades de interação com os educandos;
5)Horário de almoço;
6)Inclusão de disciplinas diferenciadas no currículo das séries inicias do ensino fundamental, tais como Educação Física, Educação Artística, Educação Musical e Língua Estrangeira;
7)Chamada de todos os concursados aprovados dentro das vagas com carência real dos últimos concursos;
8)Abertura de novos concursos para todas as áreas, inclusive as áreas não docentes;
9)Eleição direta para diretores de escolas;
10)Aplicação do PME;
11)Não desconto da contribuição sindical dos profissionais da educação;
12)Fim imediato das terceirizações;
13)Obras emergências em unidades escolares de acordo com cronograma discutido com a categoria e comunidade escolar;   
14)Desconto em folha de pagamento da contribuição mensal voluntária dos servidores filiados ao SEPE.


A categoria fará nova assembleia amanhã, 03/04/2012, às 15h na praça da Igreja Matriz.
Não queremos apenas um reajuste salarial, nossa pauta é muito mais extensa.