terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aos moradores de Angra dos Reis



Nós, servidores públicos municipais, vimos alertá-los em relação ao descaso com que a Prefeitura trata de nossos salários, pagos com os impostos de toda a sociedade. Há três anos estamos tentando conversar com a Prefeitura, sem sucesso. Chegamos a uma situação limite: os salários desse grupo de profissionais estão no mesmo nível do ano de 2006.
      Negociamos com a Prefeitura que, no mês de outubro passado, o governo iria definir quando teríamos um ajuste em nossas faixas salariais. Infelizmente o compromisso da Prefeitura não foi honrado. Lembramos que o prefeito, sendo eleito pela maioria dos moradores, representa toda a sociedade angrense. Quando ele não cumpre um acordo, está representando pessimamente a todos. Ou simplesmente não está representando ninguém, apenas a si próprio.
      Por tudo isso, levamos essas questões a toda sociedade de Angra dos Reis e expressamos nossa indignação pela falta de palavra. Exigimos o ajuste de nossas faixas salariais. Não adianta existir um Plano de Cargos e Salários se não podemos acreditar na palavra do representante do povo.

TODOS EM DEFESA DOS SERVIDORES EXCLUÍDOS DA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Comissão dos Servidores Municipais com Escolaridade de Nível Superior

ATO DOS EXCLUÍDOS DA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Como é do conhecimento de todos, no dia 21/09/2011, o prefeito Tuca Jordão anunciou em reunião com representantes do Sinspmar e de professores, que os funcionários de nível técnico e médio teriam sua mudança de referência garantida até o final do ano.
Na mesma reunião disse que professores I e II e demais funcionários de nível superior não seriam contemplados.
Essa situação é insustentável. Com os novos valores teremos funcionários de nível médio recebendo quase com profissionais de nível superior, um grave ataque ao sentido de qualquer plano de carreira, que visa valorizar a formação.
NÃO somos contra a mudança de referência das outras categorias, muito pelo contrário, o que não podemos assistir de braços cruzados é a nossa desvalorização crescente e galopante.
Nesse sentido, convocamos todos para manifestação, na qual profissionais de educação e demais servidores de nível superior farão ato dos EXCLUÍDOS DA NEGOCIAÇÃO SALARIAL, conscientizando a população e demonstrando toda nossa indignação com mais esse ato de descaso da Prefeitura.

QUEREMOS NOSSA MUDANÇA DE REFERÊNCIA JÁ!

30/11/2011 – QUARTA-FEIRA – 17 HORAS – PRAÇA DA MATRIZ

domingo, 27 de novembro de 2011

AMÉRICA LATINA NA LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!!


Depois do Chile, a Colombia dá mostra de como se garante financiamento para educação pública.  Esse é o tratamento que devemos dar aos governos e patrões. Vamos organizar para lutar e às ruas!!!   

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CARTA DA COMPANHEIRA LEOMÁRQUIA GONÇALVES:

Hoje ao chegar à creche para trabalhar, fui informada pela direção que deveria comparecer de pronto ao RH, estanhei a urgência, segui pra lá. Pra minha surpresa fui posta à disposição, estava sendo transferida para a Secretaria de Ação Social sem ao menos ter sido notificada.

Para ter acesso a essa informação precisei abrir um processo administrativo, e aguardar de dez a quinze dias. O correto e ético não seria eu ser chamada pela direção e tomar ciência da minha transferência e sua causa? Estou sem saber até agora o porquê,ou melhor, sei sim.

É por que falo o que vejo de errado, falo por exemplo que as crianças das creches, apesar de toda essa dinheirama que a prefeitura tem em seus cofres, passam apuros, é na alimentação, nas acomodações, na falta de materiais para as atividades, que não aceito tirar do meu salário para ajudar a creche se manter, que a maioria das creches funcionam de forma precária, que fomos enganados, fazemos trabalho docente e não ganhamos pra isso, falo do empreguismo, que escrevo no blog da educação infantil sobre a incompetência e desleixo da secretaria de educação para com a educação infantil, que Tuca Jordão está cercado de pessoas incompetentes, com nenhuma capacidade de gestão, por essas e por outras é um governo fadado ao fracasso.

Desde que começamos a lutar pela valorização dos auxiliares de creches, transferir funcionários foi uma forma de tentar nos colocar uma mordaça, essa é minha terceira transferência, porque dizem que sou a líder. É inadmissível que usem isso como forma de punição.

Essa transferência não veio pra me fazer calar, sabem que é inútil, veio para calar os demais colegas que após saírem do estágio Probatório,depois de muitas covardias praticadas pela Secretaria de Educação, resolveram ir a luta. As manifestações que estamos realizando nas ruas, se não surtirem efeito sobre nossa valorização, alguns votos arrancarão do Tuca Jordão, pois o povo está sendo devidamente informado sobre seu descompromisso não só com a educação infantil como a educação no geral.

O que mais podem fazer comigo? Não entrei pela janela, fiz concurso! Não podem me despedir sem justa causa, sou competente na função que desempenho, por esse motivo no B.O 342 de 27/10/11 foi publicada minha efetivação, tenho certeza que a contragosto, sem sequer responder a processo administrativo disciplinar,não perderiam a chance de me colocarem pra fora se pudessem, a única covardia que podem praticar é essa de me jogar lá e cá.

Quero deixar claro que essas ações ao invés de me desanimar servem de combustível, me dão mais força pra lutar além de reforça a certeza que esse governo precisa sair imediatamente e em seu lugar venha um outro que definitivamente tire Angra dos Reis no abismo em que foi colocado.





TEXTO RETIRADO DO FACEBOOK, PUBLICADO NA COMUNIDADE "PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS" EM 18/011/2011.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CARTA DO PROFESSOR MOBY AOS COLEGAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS



EM NOME DO DIÁLOGO


Colegas da SECT,

Segundo o parecer do Conselho Nacional de Educação n° 7/2011, é absolutamente legal – e desejável – que os cargos de recreador de creche (e, por analogia, os assistentes de Educação Infantil, monitores e outros profissionais assemelhados presentes quando examinadas as situações que porventura se manifestem em outras localidades) sejam transformados em cargos de professor de creche ou professor de Educação Infantil, por exemplo, mormente quando esse cargo específico de professor de creche ou professor de Educação Infantil ainda não exista no quadro da municipalidade”. Entendo que o que indica o parecer do CNE é que a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, no mínimo, cometeu um equívoco (não quero pensar em má fé...) ao realizar um concurso público para pessoal das creches sem essa preocupação, já que desde a LDB - que é de 1996 - as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da Educação Básica. Posição reafirmada pelo PNE, de 2001, onde está claro que quem trabalha nas creches em contato direto com as crianças é professor e que, portanto, para estar em sala de aula necessita ter formação específica mínima, de nível médio, na modalidade antes conhecida como Curso Normal e atualmente denominada de Curso de Formação de Professores.

Percebendo o engodo, nossas colegas das creches têm buscado apurar responsabilidades e, obviamente, o enquadramento adequado, segundo o entendimento do CNE. Imagino as dificuldades que isso possa significar para a PMAR, mas entendo também que a atitude correta da SECT, gestora das creches e responsável direta pelo bom desempenho do trabalho dessas profissionais, deveria ser, no mínimo, a do diálogo. Afinal, é isso que a SECT tem defendido oficialmente, ressaltando como metas da atual gestão expressões como “diálogo”, “parceria”, “valorização profissional” e outras semelhantes.

No entanto, ao que tudo indica, vem acontecendo exatamente o contrário, lamentavelmente. Especialmente no que diz respeito à colega Leomárquia Gonçalves, que, depois de questionar a nota 5 recebida na  avaliação do estágio probatório, foi transferida de creche da Japuíba para o Belém, onde permaneceu menos de um ano, sendo, em seguida, novamente transferida para a Creche Monteiro Lobato, na Vila Nova, e agora, finalmente, para a Secretaria de Ação Social – para a qual não fez concurso – sem qualquer acordo ou notificação prévia. Me parece ingenuidade acreditar que a nota baixa no estágio probatório e as sucessivas transferências não tenham nada a ver com o fato de ela vir sendo a principal porta-voz na busca pelo diálogo com o governo no sentido de que sejam corrigidas as distorções do seu enquadramento profissional. Não me parece que esse seja algum tipo de sinal de diálogo, parceria ou algo que o valha.

Solicito à SECT que informe sobre o andamento desta questão e, especialmente, sobre o que vem acontecendo à colega Leomárquia. Meu interesse não é decorrente de mera curiosidade, mas pessoal e profissional. Pessoal porque também estou em estágio probatório, na segunda matrícula; profissional porque, afinal, dentro de alguns anos as crianças que estão sendo educadas por essas profissionais estarão ocupando as salas de aula das escolas de 2º segmento, onde estou, em Angra, na primeira matrícula, há quase vinte anos, ministrando minhas aulas de História e onde tenho percebido, através de inúmeros sinais, índices e indicadores, uma vertiginosa queda de qualidade – que também não acredito que seja coincidência, se é que me entendem.


Cordialmente,



Alberto Moby Ribeiro da Silva
Docente II
Matr. 3764 (há 19 anos e 10 meses)
Matr. 19070 (há 2 anos e 7 meses)

sábado, 19 de novembro de 2011

DEBATE:

21/11/11 (segunda-feira) no IEAR UFF NA JACUECANGA.,
18:30
O trabalho docente diante das atuais configurações do mundo do trabalho no interior do sistema econômico e político que governa nossos países, ou seja, o capitalismo neoliberal.
Este encontro faz parte do curso de extensão oferecido pela UFF, mas está aberto à todxs xs interessados e abordará a natureza do trabalho na escola pública hoje, diante da flexibilização, precarização e controle, onde se destacam, sem dúvida, os exames externos,a classificação, o ranqueamento das escolas e a responsabilização de seus profissionais, mas também a luta e a disputa por uma educação pública de qualidade.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ASSEMBLEIA UNIFICADA DOS SERVIDORES DE NÍVEL SUPERIOR







O SEPE/RJ - Núcleo Angra dos Reis e a comissão de funcionários de nível superior do município de Angra dos Reis convocam todos os servidores públicos com cargos de nível superior do município a participarem da assembleia unificada, para decidirmos o que fazer frente a demora do governo municipal em nos conceder o ajuste.

Lembramos que é de extrema importância a participação de todos, pois poderemos votar ESTADO DE GREVE  para acelerar a resposta do governo, que afirmou só iniciar estudos para avaliar se é possível ou não a reivindicação em fevereiro.

DATA : 09-11 (PRÓXIMA QUARTA-FEIRA) ÀS 17H

COLÉGIO ESTADUAL NAZIRA SALOMÃO

Repassem para o maior número possível de servidores.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

OS INIMIGOS DO POVO E DA EDUCAÇÃO !!!!! VAMOS DENUNCIAR...

MESMO ESTANDO NÓS, NA ÉPOCA, EM GREVE HÁ MAIS DE 2 MESES E INDO AOS GABINETES PARA PEDIR APOIO A  UM REAJUSTE EMERGENCIAL DE 26%, ESSES DEPUTADOS VOTARAM CONTRA OS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS E SENDO ASSIM VOTARAM CONTRA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA O POVO MAIS POBRE QUE PRECISA DA ESCOLA PÚBLICA. A ELES TODO O NOSSO REPÚDIO E O INDICATIVO QUE OS DENUNCIAREMOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES...