terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROFESSORES E SERVIDORES DE NÍVEL SUPERIOR PREPARAM ATO PARA O DIA 03/11



Os professores convocados pelo SEPE/RJ e demais servidores de nível superior  farão ato dia 03/11 – quinta-feira – às 7h, em frente à sede da prefeitura.

O ato foi aprovado em reunião que contou com servidores de diversas categorias de nível superior, que se viram alijadas do processo de mudança de referência, comunicado recentemente pelo prefeito.

No caso do magistério o fato é ainda mais grave, pois ficaram de fora inclusive os servidores de nível técnico, coisa que não aconteceu os demais funcionários de mesma formação.

Os servidores farão um café da manhã em frente à prefeitura, onde será servida muita banana, em alusão ao descaso com que vêm sendo tratados.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sepe orienta profissionais da educação do estado a não aplicarem o Saerj


A orientação do Sepe sobre o Saerj, a partir do que já foi deliberado em nossas assembleias, se mantém: NÃO APLICAREMOS essa prova, que tenta mascarar a falta de compromisso do governo Estadual com a educação pública (clique aqui para ler e imprimir a cartilha do Sepe sobre o Saerjinho).
Não boicotamos o Saerj (ou Saerjinho) para impedir um diagnóstico das escolas, pois nós profissionais da educação fazemos isso o tempo todo. Boicotamos o Saerj porque não podemos aceitar que a educação pública seja encarada como uma mercadoria vendida a preços diferentes dependendo das condições do “negócio”. Educação de qualidade é direito de todos!

As provas do “SAERJinho” são uma parte importante do Plano de Metas apresentado pelo atual secretário de educação, o economista Wilson Risolia no início do ano de 2011 e tem como um dos seus eixos principais a meritocracia. Isto significa que o resultado desta e de outras avaliações externas será utilizado para “premiar ou punir” professores e funcionários, de acordo com o resultado das provas, estabelecendo uma lógica de remuneração variável.
O “SAERJinho” não é apenas uma forma de monitoramento e acompanhamento da qualidade da educação, como a SEEDUC tenta apresentar aos meios de comunicação. O “SAERJinho” é um componente importante de uma avaliação classificatória que pretende estabelecer salários diferentes de acordo com a produtividade de cada escola, desconhecendo que este sistema já deu errado em vários lugares como Chile, EUA e São Paulo, por exemplo. E já fracassou aqui no Rio também, com o “finado” Programa Nova Escola do governo Garotinho.

O Sepe não é contra qualquer avaliação que tenha por objetivo identificar problemas no processo de ensino para melhorar a qualidade da educação. A educação é um direito de todos e dever do Estado. Estabelecer uma lógica produtivista na educação é esquecer que a escola não é uma fábrica, que a riqueza do processo educativo depende de muitas coisas além do esforço dos professores e funcionários, e que não haverá qualidade na educação enquanto as condições de trabalho forem tão ruins que levam ao abandono de mais de 20 professores por dia – como pesquisa do Sepe no Diário Oficial comprova.

O Sepe propôs por diversas vezes a abertura de um debate franco e democrático sobre o “SAERJinho” e o Plano de Metas, mas a Seeduc não respondeu. Eis o que propomos ao secretário Risolia:

1. O fim da política de bonificações prevista para 2012 e a utilização destes recursos em efetiva melhoria salarial.
2. A abertura de uma discussão para o estabelecimento das condições necessárias para uma efetiva educação de qualidade e a negociação das metas de curto, médio e longo prazos para a universalização destas condições.
3. A valorização do processo de construção e de avaliação do projeto político-pedagógico de cada escola, de modo a permitir que as diversas comunidades escolares realizem um diagnóstico da sua situação e discutam as maneiras de superar as adversidades presentes em cada realidade.

4. A construção democrática e a valorização de mecanismos de controle social, em especial, dos conselhos escolares, fóruns regionais e do próprio Fórum Estadual de Educação

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CAMPANHA POR 1/3 DA CARGA HORÁRIA PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE

O SEPE/RJ e seus núcleos municipais estão em campanha pela aplicação do parágrafo IV do artigo 2 da lei 11.738 de 16/07/2008, que limita em 2/3 “da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”.
Isso significa que por lei temos direito a 1/3 de nossa carga horária para atividades extraclasse. O núcleo Angra dos Reis está engajado nessa luta.
Temos em nossa sede o formulário padrão para entrarmos com processo administrativo na prefeitura, reivindicando a aplicação da lei. Temos, também, abaixo um link que remete ao formulário, para impressão.
Em nossa próxima assembleia (dia 09/11/2011 às 17h, no auditório do C.E. Nazira Salomão) marcaremos uma data para fazermos o protocolo em conjunto. Portanto, esperamos que aguardem a data para fazermos um bonito ato na prefeitura.
Compareça à assembleia para adquirir o formulário e democratizarmos a discussão.
Divulgue essa mensagem para todos os companheiros da categoria, filiados ou não ao sindicato.


http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim98.pdf

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MANIFESTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS NA ABERTURA DA FITA/2011














*Fotos retiradas do blog: Professores de educação infantil - http://professoresdeeducacaoinfantil.blogspot.com/

PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA CUMPRIMENTO À LEI 11.738/8 - PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E 1/3 DA CARGA HORÁRIA PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE

O SEPE/RJ ESTÁ ORGANIZANDO AS DIVERSAS REDES PARA PROTOCOLAR PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA CUMPRIMENTO À LEI 11.738/8 - PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E 1/3 DA CARGA HORÁRIA PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE, RATIFICADA PELO JULGAMENTO PELO STF DA ADI 4167 EM DECISÃO PUBLICADA EM 24/08/2011.

O SEPE ANGRA ESTÁ ENGAJADO NESSA ATIVIDADE.
EM NOSSA ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE HOJE MARCAREMOS A DATA DA MANIFESTAÇÃO EM NOSSA CIDADE.

ABAIXO VOCÊ ENCONTRA O LINK PARA OBTER O FORMULÁRIO.
É IMPORTANTE QUE FAÇAMOS JUNTOS O PROTOCOLO DO PROCESSO.


http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim98.pdf

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO FAZEM MANIFESTAÇÃO NO DIA DO MESTRE E DENUNCIAM SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS

CARTA LIDA E PROTOCOLADA NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA EM MANHÃ DE HOMENAGENS PELO DIA DO MESTRE 11/10/2011.
BOM DIA: À população que nos assiste; aos meus colegas professores e pedagogos aqui, em especial às merendeiras e zeladores; à Secretária de Educação e suas assessoras; aos vereadores, ao presidente e aos membros da Comissão de Educação.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES!!! É válida a intenção dos senhores vereadores, porque é sempre bom ser lembrado. Ainda mais por representarmos uma profissão vital para a formação da sociedade e o desenvolvimento do município e do país.
No entanto, entendemos que essa homenagem não é compartilhada pelo chefe do Executivo atual. POR QUÊ??? Podemos citar alguns exemplos, até porque o nosso tempo aqui é pequeno.
1º - A falta de material adequado nas escolas, tanto o pedagógico quanto o de limpeza. Senhores vereadores, se um professor tem que fazer um cartaz, tem que comprar o papel com o dinheiro do seu bolso, a fita para colar, a caneta para escrever. E, quando enfim, parte do material chega à escola, é insuficiente para professores sérios e comprometidos com a Escola pública, gratuita e de qualidade, realizar um trabalho contínuo, porque o material é em pouca quantidade. Sobre o material de limpeza, senhores vereadores, na escola não temos nem mesmo, pasmem senhores, papel higiênico.
2º - Há falta de manutenção nos poucos equipamentos existentes nas escolas. Tem computador só para uso da secretaria da escola, professor não pode usar e, quando mandamos por e-mail material para ser impresso, nos deparamos com falta de tinta, defeito na impressora, entre outros.
3º - Tem escola que tem uma sala de computadores fechada. Por que a Secretaria de Educação tem monitores de informática em seu quadro, mas deixa uma sala dessas se deteriorando??? Temos equipamento, mas o aluno está privado do acesso ao conhecimento da informática. ISSO É DINHEIRO PÚBLICO SENDO MAL UTILIZADO.
4º - Reforma nas escolas. Os nossos pedidos nunca serão prioridade. Por exemplo: No CIEP – E. M. Tânia Rita de Oliveira a acústica ruim prejudica o processo de aprendizagem dos alunos e a saúde dos professores. O pedido que foi feito à secretaria foi negado com argumento de que não é prioridade.
5º - Pedidos de nossas licenças para participar de congressos, mestrado e doutorado, como previsto no Plano Municipal de Educação (lei aprovada por esta casa) não são atendidos, prejudicando assim nossa formação e, consequentemente, o trabalho com os alunos.

6º - Nossa participação no Congresso Municipal para deliberação do PME (Plano Municipal de Educação) e sobre a Avaliação é desrespeitada quando a lei do PME, já aprovada por essa Câmara, não é cumprida em vários itens “que não interessam” à política educacional desse atual governo, e, as deliberações do Congresso de Avaliação foram modificadas de forma autoritária pela secretária, passando por cima do que os representantes presentes ao Congresso aprovaram. Lembramos que o processo educacional deve ser sempre PARTICIPATIVO E DEMOCRÁTICO.
7º - A lista de problemas não acaba aqui, mas precisamos citar não o último, mas um dos problemas mais sérios, senhores vereadores: os profissionais da educação de nível superior estão com o salário achatado desde 2006, com a implantação do PCCR e do PCCR-M em 2007. De 2007 para cá, por exemplo, o nível médio e o nível técnico já obtiveram quatro mudanças de referência, vocês sabem que isto equivale a um aumento real, a diferença de uma referência para outra é de 18% de aumento real. Com isso, esses níveis têm o salário igual, e em alguns casos, superior aos profissionais de nível universitário. Não estamos querendo, como andam falando pessoas mal intencionadas, a diminuição dos salários de nossos colegas, o aumento que obtiveram foi justo; queremos tratamento igual para todas as categorias. Há três anos vimos tentando negociar com o atual governo, que nos disse no dia 21/09/2011 que ainda está pensando sobre nossa mudança de referência.
Senhores vereadores, aí nós perguntamos: que descaso é esse com a Educação e em especial com o nível superior???
Sem falar nos professores dos Anos Iniciais, Docente I, que há três anos lutaram sozinhos para a adequação correta no nível médio técnico. Com muito custo conseguiram convencer o Executivo de que o curso de formação de professores é um curso de NÍVEL TÉCNICO e agora foram desrespeitados ao serem deixados de fora da mudança de referência de nível técnico.

Sem contar com o desrespeito de alguns funcionários, inclusive que trabalham no gabinete da secretária e que em reuniões falam que os professores trabalham pouco, mostrando total desconhecimento da profissão do magistério, que não trabalha só a carga horária prevista em lei. Abrimos mão do horário do nosso sono e dos nossos finais de semana para dar conta de nossas tarefas.
É surpreendente, senhores vereadores, que dentro da máquina administrativa da Educação do governo alguns profissionais com cargo de chefia desconheçam o que é o trabalho do magistério.
Diante desses itens todos que nós enumeramos, precisamos da ajuda dos senhores vereadores, por que aqui é a casa do povo, correto?! E nós, enquanto povo e profissionais responsáveis e comprometidos com a EDUCAÇÃO, estamos PREOCUPADOS e, após a última negociação realizada no dia 21/09/2011, ficamos DESESTIMULADOS. Não que o reajuste de zero por cento se transforme também em EDUCAÇÃO ZERO.
E temos certeza que os vereadores que realmente se preocupam com a Educação, prova esta é este espaço aberto por vocês hoje, vão encontrar uma maneira de reverter este quadro e de incluir na LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2012 as nossas mudanças de referência, além das outras providências já solicitadas aqui.

Para os vereadores da Comissão de Educação o nosso agradecimento, aplauso e respeito por nos ouvir, fato que não está acontecendo até agora com o Executivo.

Queremos, inclusive, esclarecer que nossa representação sindical é o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) – Núcleo Angra dos Reis, e não outra entidade sindical patronal que negociou 3% de reajuste inferior à inflação (fato nunca ocorrido em Angra), além de nos deixar de fora das propostas e negociações com o governo, e sem informações.
Agradecemos o espaço e o RESPEITO À EDUCAÇÃO.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DO DIA DOS PROFESSORES

Após o evento do dia 11/10 - "Palestra / Debate - Para onde vai a Educação?", faremos nossa confraternização do Dia dos Professores na sede do SINDPETRO - Sindicato dos Petroleiros, Rua Itassucê, 157, Jacuecanga, a partir das 21h.
Venham confraternizar conosco!

CALENDÁRIO DA REDE MUNICIPAL:

11/10 - ATO EM FRENTE À CÂMARA DE VEREADORES, 9H.
14/10 - ATO NA ABERTURA DA FITA, 18H.
15/10 - ATO NA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ, 10H.

PEDIMOS QUE TENTEM LEVAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS E QUE USEM ROUPAS PRETAS.
DIVULGUEM A TODOS OS COMPANHEIROS!!!

ATÉ LÁ!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PARA REFLEXÃO:


Palestra / Debate:

Currículo, Avaliação Externa e
Projeto Pedagógico da Escola



Palestrante: Professora Doutora Gelta Xavier

Faculdade de Educação da UFF


Local: Ciep 302 – Charles Dickens (Jacuecanga)
Endereço: Rua Doce Angra/Doce Bruma, S/nº
Data: 11/10/2011 - Horário: 18h

*Foi solicitado abono de ponto para esta atividade



Realização: Sepe/RJNúcleo Angra dos Reis

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONFIRMADA A REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Foi confirmada, agora a tarde, a reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal, amanhã, 04/10 às 9h.
Por favor, divulguem aos companheiros da categoria.
Até lá!

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE ANGRA EM ALERTA!! 05/10 (QUARTA-FEIRA)



Os profissionais da Educação da Rede Municipal de Angra dos Reis realizaram ato público em 28/09/2011, quarta-feira, às 17:00 horas, na Praça da Matriz e em seguida caminharam até o Colégio Estadual Nazira Salomão, onde realizaram assembleia, que deliberou pela organização de um novo protesto no dia 05/10/2011, quarta feira, às 17:00 horas na mesma praça. Após o protesto sairão em passeata até o Colégio Estadual Nazira Salomão, onde realizarão uma assembleia, que terá como primeiro ponto de pauta a organização de uma paralisação na rede. O eixo da luta é pela mudança de referência no Plano de Carreira de professor docente I, professor docente II, zeladores e merendeiras.