quinta-feira, 30 de junho de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à chamada para nossa apresentação na tv, escrita no blog "Comunidade em Ação" onde se lê:


“O jornalista Robson de Moraes, vai entrevistar Eduardo e outros professores para saber dos rumos do movimento que continua apesar da barra que forçam os diretores dos colégios CEAV entre outros para acabar com o movimento.”

Gostaríamos de esclarecer que não nos referimos em específico ao Colégio CEAV, onde a relação com a diretora não tem sido problemática. O redator do texto deve ter se confundido, pois não citamos nomes de escolas.

Entretanto não negamos que em algumas outras escolas @s diretor@s, infelizmente, se esquecem que são professor@s e de que não vivem mais na monarquia para obedecer cegamente supostas ordens ignorando sua legalidade, que nunca aparecem por escrito.
A lei 7783/89 que dispõe sobre o direito do exercício de greve, em seu Artigo 6º, Diz:

“São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:


I - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve;


II - a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.” Grifo nosso.


Instruíd@s pelo governo Cabral (PMDB, PT, PDT, PSB, PCdoB e outros...) essas direções muitas das quais não eleitas pela comunidade escolar tem se comprometido com o governo. Arrancando nossos cartazes e faixas tentam nos calar. Mas não desistiremos!!!!

O SAERJ é uma farsa!

Hoje, dia 30, foi ao ar no site da SEEDUC mais um desatino. Como foi comprovado com a presença  dos professores em greve nas escolas para boicotar (conscientizando apenas) o Saerjinho, é visível, mais uma vez, a bagunça instaurada pelo banqueiro que diz secretário de Educação do RJ. Entre outros abusos, viu-se de tudo nos dias de aplicação de provas, desde funcionários da própria escola aplicando a "avaliação" (algo que não seria permitido), passando por pessoas mal preparadas para tal - o que foi feito no desespero pela SEEDUC, ao saber do boicote -, fiscais aplicando as provas, até diretores ameaçando os alunos publicamente. Além das ameaças, pelo telefone ou ao vivo, uma das chantagens das direções foi dizer que o Saerjinho valeria pontos. Contudo, olhem o que foi encontrado no site da SEEDUC:

Do site de SEEDUC: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=519146

(...) Outra ação que a Seeduc repudia é a tentativa de se contar inverdades a respeito da aplicação do Saerjinho, que, em poucos casos, foi aplicado hoje porque ontem, houve o boicote com piquete na porta de escolas por parte de sindicalistas. A Seeduc não tenta mascarar nada nem há qualquer tipo de fraude. É maldade ou desconhecimento de quem está propagando essa inverdade. Primeiro, as provas são por série/níveis. Segundo, foi aplicada hoje para quem não a fez ontem, pois o Sepe incentivou o boicote em alguns lugares. Terceiro, é uma prova diagnóstica, para medir a evolução do aluno e identificar como ajudar, e não vale nota.

Que papelão, hem, SEEDUC! Que papelão, hem, diretores! O que mais se pode esperar...?

Alguém contou uma mentira bem grande nessa história. E não foram os professores...
Aliás, é de praxe: greve de 1,5%, investimento, valorização, diálogo, jatinho, empreiteiras...bem, coisa de Cabral, não é?!

A própria SEEDUC diz que não vale nota!

O mais impressionante é que por trás dos panos a orientação é exatamente o contrário.
A SEEDUC diz que é lamentável o show de consciência dado por professores e estudantes. Lamentáveis são as sucessivas mentiras daqueles que se dobram por dinheiro à SEEDUC, bem como a própria secretaria tem sido uma lástima.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA

Em assembleia encerrada agora há pouco foi deliberado:
  • A continuidade da greve;
  • 01/07 -(sexta-feira) Realização de atos de uso do "bonus cultura" para a compra de alimentos,
  • 04/07 - (segunda-feira) - VIgília no forum para quem puder ir da capital e visita às escolas no interior.
  • 05/07 - (terça- feira) - Passeata do largo Machado até Palácio Guanabara 09h e Assembleia depois no Club da Hebraica em Laranjeiras..
TIRAMOS AINDA UM INDICATIVO DE ATO EM PARATY NA FLIP, ONDE O GOVERNADOR E A PRESIDENTA ESTARÃO PRESENTES NO DIA 06/O7 (A SER DELIBERADO NA ASSEMBLEIA DO DIA 05/07).



NENHUM PASSO ATRÁS ATÉ A VITÓRIA!!!!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

O SEPE ORIENTA AOS PROFESSORES E ESTUDANTES A BOICOTAREM A PROVA DO SAERJ.

ARGUMENTO 1 – OS BAIXOS SALÁRIOS PAGOS AO MAGISTÉRIO FAZ COM QUE OS PROFESSORES ABANDONEM A REDE ESTADUAL, POR ISSO A CARÊNCIA DE PROFESSORES É CRÔNICA. ASSIM ESTUDANTES QUE NÃO TIVERAM VÁRIOS TEMPOS DE AULA FARÃO UMA PROVA(SAERJINHO) ONDE CERTAMENTE TERÃO UM BAIXO DESEMPENHO. A OPINIÃO PÚBLICA DIRÁ QUE A NOTA DO ESTUDANTE FOI BAIXA POR CONTA DO PROFESSOR NÃO TER ENSINADO. O GOVERNO PRETENDE JOGAR  RESPONSÁVEIS E ESTUDANTES CONTRA OS PROFESSORES PARA CONTINUAR PAGANDO BAIXOS SALÁRIOS COM APOIO DA POPULAÇÃO.


ARGUMENTO 2 – O SAERJ NÃO PROVA NADA. QUEM DEVE AVALIAR O ESTUDANTE É O SEU PROFESSOR, A PARTIR DO SEU PLANEJAMENTO EM SINTONIA COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA ELABORADA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. ASSIM PENSAMOS JUNTOS UMA AVALIAÇÃO DE ACORDO COM A REALIDADE DE CADA ESCOLA E DE CADA ESTUDANTE FAZENDO-O SE DESENVOLVER CADA VEZ MAIS APARTIR DE SUAS DIFICULDADES. AS AVALIAÇÃO EXTERNAS PARTEM DO PRINCÍPIO DE QUE TODOS TEM QUE ESTAR EM UM DETERMINADO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO.

O SAERJ É UMA FARSA E É MUITO TRISTE VER ALGUMAS DIRETORAS SE INDISPONDO COM OS PROFESSORES PARA MANTER SEUS CARGOS E GRATIFICAÇÕES, ACIMA DOS DEMAIS FUNCIONÁRIOS.

AMANHÃ PIQUETE NAS ESCOLAS PARA BOICOTAR O SAERJINHO.

Resultado da reunião no TJ

Na tarde desta terça (28), os profissionais da educação deram mais uma amostra de até aonde estão dispostos a levar o movimento pela melhoria da escola pública no estado. Desde o meio-dia, os manifestantes se concentraram na praça da Candelária, depois seguiram pela Av. Rio Branco, até chegarem ao Tribunal de Justiça. Lá, ficaram em vigília enquanto aguardavam o resultado da audiência que envolveria representantes do sindicato, os secretários de planejamento, Sérgio Ruy, e de educação, Wilson Risolia. No, entanto, o governo, que já tinha começado repensar suas ações contra a greve, não apareceu. Os secretários alegaram que só receberam a intimação ontem, dia 27, o que impossibilitou o comparecimento. Ainda assim, eles não conseguiram se safar de dar uma explicação e apresentar uma proposta consistente na reunião, que acontecerá na próxima segunda, dia 04/07 - os dois estão intimados a comparecer. Hoje, foi dado, mesmo com essa estratégia do governo, um passo importante. Tivemos tempo para conversar e expor a situação ao juiz e à promotora que acompanha o caso (a mesma que deu parecer favorável às greves de Caxias e São Gonçalo), falando a realidade apenas, e que nós conhecemos bem, ao contrário da SEEDUC. Os dois se mostraram bastante sensibilizados com a situação de miséria da categoria. O SEPE apresentou os estudos que vem fazendo desde o início da campanha salarial, provando que o governo do estado investe pouquíssimo em educação, e que tem tido sucessivos seperávits, mas que não dá aumento para os profissionais da educação porque quer levar o ensino estadual à falência e entregar os bens públicos nas mãos de seus amigos empresários. Coordenadora do Sepe-central, Bia Lugão, diz que o juiz encarregado do caso reconheceu previamente que o movimento tem uma grande proporção em todo o estado, do que a SEEDUC tem medo, por isso tem insistido na mentira de que a adesão e baixa. O TJ vai cobrar uma resposta do governo estadual. E precisamos manter a mobilização.
Assembleia amanha, dia 29, no Club Municipal, na Tijuca, às 14h, para decidir os rumos do movimento.
Vai haver coondução saindo do CEAV, às 10h.

Precisamos boicotar o Saerj nesta quarta (29). Professor, va para sua escola e convença seus alunos a não fazer a prova. Aluno conveça seus colegas a não fazer. Risolia balança no cargo, e seus seguidores vão cair junto com ele e seu Plano de Metas, fajuto.

Vamos juntos. A vitoria esta nas nossas mãos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ADIAMENTO DA ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL

INFORMAMOS QUE A ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL, MARCADA PARA O DIA 29/06, FOI ADIADA POR AINDA NÃO TERMOS RESPOSTA DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS DA ASSEMBLEIA PASSADA. REMARCAREMOS PARA O PRÓXIMO DIA 10/08, QUARTA-FEIRA.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

REUNIÃO COM GOVERNO NÃO AVANÇA CAUSANDO MAIS REVOLTA EM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

Em audiência realizada ontem (22), o governo do Estado se comprometeu a responder até o dia 15 de julho se atenderá ou não às principais reivindicações salariais da categoria: reajuste salarial de 26%, descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos e antecipação das parcelas da incorporação do Nova Escola. A audiência contou com a presença da direção do SEPE, dos secretários de Planejamento e de Educação, além de deputados estaduais. O Sindicato procurou mostrar a justiça e a viabilidade destas propostas apresentando dados da receita estadual e comparações salariais com outras redes públicas. O governo estadual teve que admitir que o salário dos profissionais da educação é baixo, mas não se mostrou disposto a apresentar uma proposta concreta na reunião, remetendo ao prazo de 15 de julho.
Diante da afirmação de que o governo não haveria cumprido o dever de casa em relação aos professores de 40h e funcionários, se reportando ao que foi acertado nas negociações para o final da última greve(2009) o secretário de educação de forma irônica afirmou que nós também não tínhamos feito nosso dever de casa, pois essa greve não tem mais do que 1,5% da categoria aderindo.

Ainda na audiência, ficou acertado que o reajuste da GLP será pago com o salário de Junho e que um novo lote de enquadramento por formação virá com o salário de julho. Neste lote, segundo os secretários, estarão incluidos os professores 40 horas que aguardam ansiosamente por este direito.
Sobre as escolas compartilhadas que estão ameaçadas de fechamento, o secretário de educação informou que nada ocorrerá até o final de julho, quando os relatórios das equipes que estão visitando as escolas devem estar finalizados. Informou ainda que não haverá junção de turmas e que os problemas de segurança serão considerados no momento de definir as mudanças. Solicitamos que, antes de qualquer transferência ou mudança, o secretário receba uma comissão de profissionais destas escolas em conjunto com a direção do SEPE, proposta que foi aceita pelo secretário Risolia.
Por fim, o Secretário de Educação solicitou que o sindicato suspendesse o boicote ao SAERJ. A direção do SEPE informou que esta é uma decisão soberana da assembléia da categoria e que somos contrários a qualquer avaliação externa, meritocrática e vinculada a remunerações variáveis. Acreditamos na avaliação mediadora e diagnóstica e não em medidas classificatórias e discriminadoras como o Plano de Metas.

SEMANA DECISIVA PARA O MOVIMENTO

        Os profissionais da Educação em todo o estado terão uma semana decisiva para a obtenção da vitória.
        Na próxima semana o Tribunal de Justiça julgará nossa causa, e a nossa pressão é FUNDAMENTAL. Ele julgará o movimento como um todo, paralisação e reivindicações.
        A greve já atinge entre 60 e 70% da rede (passando muito longe dos 1,5% ditos por Risolia). Mas é preciso aumentar o movimento.Podemos fazer isso.
        Em Angra, a adesão foi a melhor dos últimos anos, fato. Mas precisamos melhorar em alguns pontos:
        As deliberações da última assembleia em Angra:
   - Maior participação dos companheiros nos atos e idas ao Rio (o transporte é gratuito);
   - Ganhar mais pessoas para o movimento;
   - Trazer a comunidade cononsco;
   - Intensificar a divulgação; - a semana é decisiva
        O calendário proposto inclui o dia ""D" da luta em Angra, e no estado. Todos nós na segunda-feira em mobilização antes de as aulas começarem nas suas escolas. E, em seguida, no CEAV, às 9h. De lá, organizaremos um arrastão pelas escolas. TEMOS QUE GANHAR MAIS GENTE.
        Há escolas que estão passando por dificuldades na adesão. Temos que ganhá-las.
        A próxima assembleia em Angra é segunda, 27/06, às 18h, no CEAV.

        Lembramos que a divulgação (incluindo faixas, cartazes, conversas com professores, estudantes e pais) não pode ser impedida pela direção dentro ou fora da escola. É lei. Publicamos no aqui no blog.
        
      Addendo: Um ponto ESSENCIAL para derrubarmos o Plano de Metas (e o secretário, que já balança) é o boicote ao Saerjinho.

A VITÓRIA ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
A GREVE CONTINUA, CABRAL A CULPA É SUA!

O JOGO COMEÇOU ONTEM NA SEPLAG

       Ontem, dia 22/06, pela primeira vez desde que a greve começou, uma comissão foi recebida pelo secretário de Educação, Wilson Risolia, e pelo Secretário de Planejamento, Sérgio Ruy, o "homem do baú" de Cabral.
       Por volta das 17h, uma comissão do SEPE entrou no prédio para iniciar a negociação, sem a presença de alguns parlamentares sensíveis à causa, que foram barrados.
Em meio às balelas numéricas apresentadas pelos secretários, desde nosso salário até um suposto e contraditoriamente risível percentual de paralisação, era visível a diferença nos semblantes dos particpantes da reunião. Enquanto Sérgio Ruy mantinha o ar de deboche usual, com seus números maninupuladamente expostos sobre a mesa, o secretário Risolia, mostrava um semblante diferente. Mais cedo ele estivera em Resende, na qual temos um dos maiores percentuais de paralisação no estado - chega quase a 90% - sendo também recebido por professores de municípios vizinhos que o esperavam na porta do Colégio Olavo Bilac. De acordo com o professor Oséas, nossos companheiros "deram uma escovada" em Risolia na reunião, que não passava de mais uma tentativa desesperada de desmobilizar o movimento. De volta ao Rio, um pouco mais tarde, ele apresentava dados forjados que davam conta de que a situação estava diferente lá.
        Constatamos ontem, visualmente, o que todos nós já sabíamos: a greve é grande e forte, e o governo tem MEDO de nós, tanto que o secretário de Educação quase implorou para que não boicotássemos o Saerjinho. - Coitado!
        Companheiros, as notícias são boas e some-se a isso as notícis de primeira página de ontem de que o governador tem laços estreitos com um doleiro que já esteve preso por fraude e que viajava num jato de Eike Batista para a Bahia. É, o Cabral não anda muito bem de amizades, não é?!
        Conseguimos arrancar ontem na reunião:
- Normalização dos processos de enquadramento dos anos de 2009 e 2010, o que zera os passivos;
- Normalização dos contra-cheques dos professores de 40h - a questão dos "x" no contra-cheque;
- Plano de carreira dos funcionários administrativos (o governo reconheceu que era vitória nossa de 2009);
- Concurso para administrativo do Estado, que ficarão lotados nas escolas, no segundo semestre deste ano;

        Wilson Risolia continua alegando que é preciso esperar o fechamento da arrecadação no primeiro semestre para discutir o reajuste. Nós dizemos que não. O reajuste pode ser dado agora, assim como a incorporação do Nova Escola. Temos provado isso. O estado tem dinheiro, que está indo para a mão das empreiteiras. O Estado não tem é vontade de melhorar a educação pública.
        O dia de luta ontem terminou com panfletagem e Ato-show na Praça XV.
        Companheiros, avançamos um pouco, mas a luta é grande, e podemos claramente vencer. A vitória só depende de nós. O secretário já começa a dar sinais de desgaste. Pra cima deles! Angra está bom, mas é possível melhorar! Vamos aderir! Vamos mobilizar! Vamos às ruas!
        Lembrando que vamos concentrar nossas forças no dia 28/06, no qual o Tribunal de Justiça julgará a legalidade da greve (a assembleia no Rio será 29/06).A juíza é a mesma que deu parecer favorável nas greves de São Gonçalo e Caxias, e está sensível à causa. Julgará não somente isso, mas também se as reivindicações são justas e se o governo pode atendê-las. O quadro é muito favorável!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ANGRA FAZEM ATO NA PRAÇA





APESAR DA PROIBIÇÃO ILEGAL POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO, FAIXAS SÃO COLOCADAS NAS ESCOLAS. ORIENTAMOS QUE AS DIREÇÕES DE ESCOLAS ANTES DE EXECUTAREM UMA ORDEM, SAIBAM SE ELAS SÃO LEGAIS OU NÃO.
"LEI  7783/89
Art. 6º São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:
I - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve
II - a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento."


ARRANCAR CARTAZES E FAIXAS É INFRINGIR A LEI.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

DESCASO DO GOVERNO ESTADUAL FAZ GREVE CONTINUAR !


Em assembleia encerrada agora pouco milhares de profissionais da educação da rede estadual decidiram:



• Continuar a greve e as mobilizações.


• 21/06– atos nos municípios – em Angra faremos um dia de luta com concentração às 10 h no CEAV e panfletagem na “praça do papão” e exposição de faixas. 18h assembleia no CEAV.


• 22/06 – Ato showmício na SEPLAG com vigília a partir de 16h.


• 28/06 – Ato no Fórum do Rio, onde ocorrerá a negociação entre nós e o governo intermediado pela justiça.


• Próxima assembleia dia 29/06 (boicote à prova do SAERJ) no Club Municipal na Tijuca.


PARTICIPE DAS LUTAS DA SUA CATEGORIA !!!!


sábado, 18 de junho de 2011

INFORME DA AÇÃO CONTRA O CORTE DE PONTO.

Ontem durante o ato em frente a Seplag, uma comissão formada por profissionais da educação e parlamentares foram até o prédio do outro lado da rua, Tribunal de Justiça, tentar conversar com a juíza que está dando encaminhamento ao processo contra o corte de ponto.


A comissão não foi recebida por ela que alegou “não ficar a vontade de receber uma das partes (nós) sem a outra (governo)” e de que não seria ela a ser a juíza oficial a dar encaminhamento ao processo.

Segundo informação de uma diretora do Sepe essa mesma juíza atuou nas negociações entre governo e profissionais da educação no município de São Gonçalo, dando parecer favorável aos últimos na greve da rede municipal.

Uma deputada estadual conseguiu conversar por mais tempo com a juíza e informou que ela intercederia de forma positiva a nosso favor quando o processo for "passado" para a juíza “oficial” do caso.

Consideramos que assim como na greve dos trabalhadores da educação do município de Duque de Caxias, que conseguiu ganhar na justiça ação contra o corte de ponto, só a nossa unidade, sem sair da greve antes da decisão da assembleia geral, garantirá que não teremos desconto no salário por participar de uma legítima greve.

REDE ESTADUAL: PASSEATA REUNINDO MILHARES REAFIRMA A FORÇA DO MOVIMENTO

A passeata de ontem com trajeto da Candelária até a Secretaria de Planejamento do estado tinha como objetivo fazer com que o governo mostrasse para a comissão de negociação as reais condições de reajuste por nós exigido. Infelizmente o secretário de planejamento Sérgio Rui de forma covarde e com total desprezo pelos servidores, saiu para almoçar e não voltou, deixando a polícia em seu lugar e ordem para que os portões fossem acorrentados.
Resta dizer que segundo pesquisas do DIEESE, encomendada pelo SEPE RJ, o governo do estado tem condições de dar um reajuste bem maior do que o que estamos reivindicando sem infringir a lei de responsabilidade fiscal.

PRECISAMOS PRESSIONAR AINDA MAIS!!!








quinta-feira, 16 de junho de 2011

ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL DE ANGRA DECIDE CONTINUAR AS MOBILIZAÇÕES

Em assembleia realizada ontem no CEAV, professores decidem entre outras coisas:
  • Continuar as mobilizações no município, tentando trazer os colegas que não estão na greve para nosso lado,
  • Criar grupos de trabalho (organização, mídia...) para ajudar nessa mobilização.
  • Orientar para que fossem feitos encontros diários no CEAV 10h, depois de ter passado em suas escolas, tentando trazer mais professores e funcionários para a luta.
  • Dia de  luta em Angra 21/06 - Com cartazes e  faixas na praça.(concentração no CEAV às 10h) e às 18h Assembleia no CEAV.
  • SEPE DISPONIBILIZARÁ TRANSPORTE PARA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES NO RIO DE JANEIRO, COMO PASSEATA DO DIA 17-06 E ASSEMBLEIA DO DIA 20-06 ONDE DECIDIREMOS OS RUMOS DO MOVIMENTO.CONTATE-NOS sepeangra@yahoo.com.br ou 3365 4822 (tarde)

terça-feira, 14 de junho de 2011

MOBILIZAÇÃO NO ESTADO CRESCE: A GREVE CONTINUA !!!!

Em assembleia gigante realizada agora a pouco, foi deliberado:
  • Continuidade da greve.
  • 15 de junho (amanhã) - visita às escolas e piquetes do comando de greve.
  • Ato às 10h concentração na Candelária e passeata até a SEPLAG (Secretaria de Planejamento) pressionar o secretario de planejamento a provar que não pode atender nossas reivindicações salariais.
  • 20 de junho (segunda feira) - Assembleia para definir os rumos do movimento.No Rio, local a definir.
AMANHÃ TODOS ÀS 10H NO CEAV, PARA VISITA ÀS ESCOLAS.

REDE ESTADUAL: TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE ANGRA VÃO ÀS RUAS POR MELHORES CONDIÇÕES SALARIAIS E ASSEMBLEIA DECIDE CONTINUAR AS MOBILIZAÇÕES






sábado, 11 de junho de 2011

SEPE ANGRA CONVOCA: 13/06. (segunda feira) PASSEATA e ASSEMBLEIA EM ANGRA DOS REIS

ÀS 17H CONCENTRAÇÃO NO CARMO.
PELA DIGNIDADE SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
E PELA AUTONOMIA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS.

APÓS A PASSEATA ASSEMBLEIA 19H NO CEAV.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ADESÃO À GREVE EM ANGRA É A MAIOR DOS ÚLTIMOS ANOS

AMANHÃ (09/06) REUNIÃO COM O COMANDO DE GREVE ÀS 10h NO CEAV. CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, CONTATE-NOS.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SEPE REALIZA ASSEMBLEIA AMANHÃ NO RIO

O SEPE estadual realiza amanhã assembleia onde decidiremos se entraremos ou não em greve por tempo indeterminado, uma vez que o governo do estado se recusa em nos receber para negociar e nos impõe o plano de metas.
 Reivindicamos reajuste emergencial de 26%, rumo a nossa reivindicação histórica de 3.5 salários mínimos para funcionários e 5 para professores, descongelamento do plano de carreira para funcionários, por um plano de metas que tenha compromisso com a melhoria da educação e autonomia pedagógica para as escola.
fazemos uma convocatória para que todos os profissionais da educação façam paralisação nesse dia e se incorporem a manifestação participando das atividades afinal de contas as conquistas das greves são para todos.
A assembleia ocorrerá as 14h no Club municipal (Rua Hadock Lobo, 359, Tijuca, Rio de Janeiro