terça-feira, 29 de junho de 2010

COMBATER CABRAL E A TODOS QUE A ELE SE ALIAR!!!!

Por ter, o governador Sérgio Cabral, concedido reajuste à algumas categorias do serviço público estadual e ter deixado de fora a Educação...o SEPE convoca a todos e a todas as servidoras da Rede, que puderem, pois nesse dia não será paralisação, à participar de ato amanhã nas escadarias da ALERJ, no centro do Rio (próximo a praça XV) a partir das 10h.
Que fique na lembrança de todos e todas a atitude da polícia de Cabral reprimindo nossa manifestação no ano passado (vide fotos nesse blog) e em anos anteriores a ordem do Líder do governo na ALERJ, Jorge Picciani de violentamente nos retirar de dentro da Assembleia Legislativa quando aguardávamos audiência com a governadora Rosinha, usando seguranças que mais pareciam capanga e fazendo uso de cassetetes e gás lacrimogênio.
Por isso devemos considerar que se aliar a Cabral é estar do lado dos patrões contra os trabalhadores!!!!
Denunciaremos todos os partidos que isso fizerem!!!!

Eduardo Bezerra - coordenador SEPE Angra dos Reis.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMISSÃO ELEITA NA ASSEMBLEIA VAI À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO!


 Conforme aprovado em assembleia da rede municipal, estivemos nessa segunda-feira na Secretaria de Educação para discutirmos alguns pontos que incomodam a categoria e precisam ser encaminhados.
Tentamos agendar reunião com a Secretária, mas não conseguimos, mesmo assim nos encaminhamos à secretaria e fomos atendidos pela Fátima Monteiro e Eliana Teixeira.
Sobre a reposição das aulas durante o recesso, externamos a insatisfação da categoria com essa possibilidade, argumentamos que os profissionais já têm uma vida organizada, muitos com compromissos. Argumentamos também que a categoria não foi ouvida nem para a suspensão das aulas durante os jogos da copa nem para a forma de reposição. Sugerimos que a reposição fosse discutida com a categoria, que não queremos prejudicar os alunos, mas também não queremos ser prejudicados em nosso recesso, ele existe para que a categoria se recomponha física e psicologicamente para um segundo semestre sempre muito desgastante, tanto para educadores quanto para alunos.
As representantes da Secretaria argumentaram que no ano passado a reposição organizada pelas escolas por causa da gripe suína causou confusão, principalmente por conta do transporte.
Ficaram de discutir o assunto com a Secretária e dar um retorno e consultar o Conselho Municipal de Educação sobre a possibilidade da reposição em horas perdidas.
Um segundo ponto discutido foi sobre a necessidade de obras emergenciais na EM João Pedro Almeida no Camorim, que está com sua rede de esgoto comprometida e que vem sendo protelada pela Prefeitura. Tanto Fátima quanto Eliana se disseram incapacitadas para discutir o assunto, deixamos o telefone do Sindicato para que nos reunamos com Vera Cunha, Subsecretária responsável por obras, o mais rápido possível, visto que a situação naquela UE está insuportável. Lembramos (baseados em informações obtidas na Câmara Municipal) que Angra tem a segunda arrecadação per capita do país. E que esse dinheiro deve ser bem utilizado.
Sobre os nomes para acompanhar a implantação do PME, as representantes da Secretaria nos disseram que como o documento foi aprovado recentemente ainda não tiveram tempo para encaminhar essa questão, que será oportunamente discutida com a categoria.
Sobre a participação do SEPE no congresso de avaliação que está sendo organizado pela Secretaria a professora Eliana (que faz parte da comissão organizadora) disse que desconhecia a legitimidade do SEPE para participar de uma discussão que tocasse somente ao município. Esclarecemos que o SEPE sempre representou as categorias em vários municípios e que em Angra tivemos a solicitação de professores e funcionários para que tentássemos organizá-los em suas lutas. Além disso  obtivemos um tardio reconhecimento do Ministério do Trabalho como legítimo representante dos trabalhadores em educação do estado e dos municípios fluminenses.
Eliana disse que levará o nome do SEPE como participante do congresso na próxima reunião de organização dia 30 de junho.

sábado, 26 de junho de 2010

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS APROVA CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO!


Em assembleia realizada no dia 23/06/09 os profissionais de educação da rede municipal de Angra dos Reis aprovaram campanha de sindicalização entre os educadores da rede.
Atualmente existe um sindicato do funcionalismo público municipal que não tem dado conta das especificidades da área de educação, como Plano de Carreira, falta de enquadramento das(os) auxiliares de recreação de creches, avaliação pedagógica, PME, etc.
Procurados por trabalhadores da educação municipal, o Núcleo de Angra dos Reis não se furtou a convocar assembleia e debater esses e outros problemas enfrentados por professores e funcionários.
Além da campanha de sindicalização a assembleia aprovou Seminário para discutir a reestruturação do PCCR a ser realizado na segunda quinzena de Agosto, Seminário seguido de assembleia para discutir avaliação pedagógica, também em Agosto e elegeu comissão para discutir assuntos diversos com a Secretaria Municipal de Educação já na próxima semana.

terça-feira, 22 de junho de 2010

SEPE- ANGRA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL!



O SEPE-Angra participou nessa segunda-feira, 21/06/10 de audiência pública na Câmara Municipal de Angra dos Reis, convocada pela Comissão de Educação da casa para discutir a situação das(os) Auxiliares de Recreação e de Berçário das creches municipais.
Essas(es) profissionais reivindicam seu reconhecimento como Professoras(es) de Educação Infantil, já que atuam como tal, muitas(os) já têm formação adequada e outros estão em vias de obtê-la.
A situação atual dessas(es) profissionais em Angra, que apesar de exercerem funções de magistério, diferentemente de diversas outras cidades, não são reconhecidas(os) como professoras(es).
Essas(es) companheiras(os) reivindicam a criação do cargo de Docente de Educação Infantil e seu enquadramento na função, garantindo remuneração condizente com o cargo que desempenham e a formação de nível médio especializado necessária ao exercício da função, que detêm.
Apesar de dizer reconhecer a importância desses profissionais, a Gerente de Educação Infantil de Angra dos Reis Denise Jordão admitiu não ter poderes para modificar a situação e não entender como a mudança poderia se dar sem que a lei fosse infringida.
As(Os) profissionais e o SEPE argumentaram que diversos municípios já o fizeram e que a própria legislação municipal prevê a criação de cargos. Argumentaram também que recentemente a prefeitura enquadrou como nível médio a função de Agente Social que antes era de nível elementar.
Os vereadores presente à reunião reconheceram a justeza da reivindicação e a protocolarão na Secretaria de Administração assim como solicitarão reunião com o secretário dessa pasta para debater o assunto.
Continuaremos nessa luta. O próximo passo será a assembléia convocada para o dia 23/06/10, às 18:30 no C.E. Nazira Salomão, onde debateremos junto à toda rede de ensino municipal a estrutura do atual Plano de Carreira e modificações necessárias para sanar distorções existentes.
Portanto, todos lá!

SOMOS DO SEPE E ESTAMOS EM ANGRA!!!!!!

Há tempos nos chega as demandas do trabalhadores da educação da rede municipal de Angra dos Reis, e na medida do possível procuramos dar-lhes encaminhamento. A respeito dessas demandas é uma reclamação recorrente, por parte de nossa categoria, que quando essas são levadas a outro sindicato, elas se perdem em nome de preocupações mais gerais que sempre deixam de lado questões específicas do magistério.


Não queremos de nenhuma forma dividir os servidores do município, mas é também nossa razão de existir, unificar as lutas dos trabalhadores da educação de Angra dos Reis às lutas e mobilizações de outros trabalhadores da educação em outros municípios e da rede estadual de educação. As políticas educacionais dos estados e municípios em tempos neoliberais costumam se confundir, com prejuízo a nosso trabalho e a nossos direitos, e precisamos dar enfrentamento de forma unitária a isso.

O SEPE nos seus trinta e três anos de existências sempre teve essa preocupação, e recentemente, para quem se preocupa com uma base legal para tudo, recebeu do ministério do trabalho sua Carta Sindical, onde lê-se que nosso sindicato representa a categoria dos professores, funcionários administrativos, orientadores e supervisores, ativos e aposentados, das redes públicas de educação do estado e dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, então chamamos para nossa responsabilidade a tarefa de organizar os profissionais da educação do Município de Angra dos Reis além dos profissionais da rede estadual.

É um de nossos princípios desde a fundação de nossa entidade a defesa do pluralismo sindical, quem achar que está representado pelo sindicato dos servidores municipais que continuem organizados lá, mas quem sentir a necessidade de discutir e lutar para sanar os problemas mais gerais à partir dos problemas específicos da Educação, será bem-vindo ao SEPE núcleo de Angra dos Reis, para que juntos sejamos parte do movimento em defesa da educação pública de qualidade, com respeito e garantias aos trabalhadores da educação.

Temos, entretanto, algumas diferenças com a maioria dos sindicatos; uma delas é a nossa rejeição ao Imposto Sindical. Velho mecanismo dos tempos de Vargas para que o sindicalismo seja de Estado e não dos trabalhadores. O imposto sindical tem a intenção de fazer com que os sindicatos existam sem ter filiados uma vez que os dirigentes sindicais não mais precisam filiar ninguém para ter suporte financeiro para suas entidades. O Imposto é compulsório. Assim, os diretores do sindicato, não vão às bases mobilizar. Getúlio Vargas pretendia com isso afastar as lideranças sindicais dos trabalhadores, que estavam mobilizados e em luta no período anterior ao golpe do Estado Novo. Cria-se assim a figura do “pelego” e seus sindicatos usam seus recursos para assistencialismo, não discutindo e nem se mobilizando para que os problemas que afligem à classe trabalhadora sejam sanados. No nosso sindicato pedimos apenas a contribuição de 1% do salário bruto por mês de cada um que fizer a opção de se filiar, para manter nossa sede e estrutura.

No SEPE também não existe a figura do presidente, e sim de coordenadores que ocupam esse cargo à partir dos votos obtidos na eleição. Todas as chapas assumem à direção desde que obtenham 20% dos votos. Assim exercitamos o convívio com as diferenças. Nenhum desses diretores recebem pró-labore nem nenhum tipo de benefício financeiro para estar nesse cargo.Aqui no nosso núcleo em Angra a direção não tem se quer, atualmente, licença sindical, somos todos profissionais da educação que dividem seu tempo com o trabalho na escola, com a família e com a prática sindical. Três desses diretores, inclusive são da rede municipal de educação de Angra dentre os quais um pertence apenas a rede municipal.

Para finalizar poderíamos dizer que são os trabalhadores da educação reunidos em congresso, assembleia e conselho deliberativo que decidem o que a direção deve fazer. Esperamos que os educadores que vierem se filiar a nosso sindicato, venham muito mais na intenção de usar sua estrutura para se fazer representar do que para fazer com que outras pessoas resolvam seus problemas...acreditamos que a mobilização, a participação e a luta pela educação pública de qualidade e pelos interesses dos seus trabalhadores é mais fundamental do que qualquer pretensão de fazer com que outra pessoa nos represente!!!!!

VAMOS DECIDIR JUNTOS OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO NO NOSSO MUNICÍPIO!!!!!!

TODOS À ASSEMBLEIA AMANHÃ – 23/06/2010. 18:30H - COLÉGIO ESTADUAL NAZIRA SALOMÃO.
por Eduardo Bezerra.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ASSEMBLEIA - REDE MUNICIPAL

O SEPE ANGRA CONVOCA TODOS OS PROFESSORES À ASSEMBLEIA

DIA 23/06 (QUARTA-FEIRA)
ÀS 18h30
COLÉGIO ESTADUAL NAZIRA SALOMÃO

-DOCENTES I: QUEREMOS ENQUADRAMENTO POR FORMAÇÃO!!
-DOCENTES II: QUEREMOS RECEBER COMO TODAS AS CATEGORIAS DE NÍVEL SUPERIOR!!
- AUXILIARES DE RECREAÇÃO E BERÇÁRIO: TEMOS FORMAÇÃO E QUEREMOS ENQUADRAMENTO COMO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL!!!
-PESSOAL DE APOIO: QUEREMOS FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO!!
-AVALIAÇÃO FUNCIONAL: SOMOS CONCURSADOS E PASSAMOS POR ESTÁGIO PROBATÓRIO; ISSO É SUFICIENTE!!

INFORMAÇÕES: 3365-4822 DAS 13h ÀS 19h

terça-feira, 8 de junho de 2010

ATO NA COORDENADORIA DA BAÍA DA ILHA GRANDE!!!!!

Sérgio Cabral lidera as pesquisas eleitorais!!!!! Ou vamos para às ruas denunciar sua política para o funcionalismo e  educação ou serão mais 4 anos de sofrimento!!!!!

Por isso, convocamos a todos e todas as profissionais da educação da rede estadual a comparecer na porta da coodenadoria e pedir formulário específico para protocolar nossas reivindicações ...


-INCORPORAÇÃO IMEDIATA DO NOVA ESCOLA;
-PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS;
-INVESTIDURA DOS ANIMADORES CULTURAIS,
-VALE-TRANSPORTE.
 


10/06/2010(quinta feira) 
 11h
COORDENADORIA DA BAIA DA ILHA GRANDE



  • Neste dia ocorrerá meia paralisação






  • terça-feira, 1 de junho de 2010

    10 ESTRATÉGIAS DA MÍDIA PARA NOS MANIPULAR

    O lingüista estadunidense Noam Chomsky, que se define politicamente como “companheiro de viagem” da tradição anarquista, é considerado um dos maiores intelectuais da atualidade. Entre outros estudos, ele elaborou excelentes livros e textos sobre o papel dos meios de comunicação no sistema capitalista. É dele a clássica frase de que “a propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o estado totalitário”. No didático artigo abaixo, Chomsky lista as “10 estratégias de manipulação” das elites. Vale a penar ler e reler:


    1- A estratégica da distração.

    O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes.

    A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

    2- Crias problemas, depois oferecer soluções.

    Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

    3- A estratégia da degradação.

    Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, é suficiente aplicar progressivamente, em “degradado”, sobre uma duração de 10 anos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas têm sido impostas durante os anos de 1980 a 1990. Desemprego em massa, precariedade, flexibilidade, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haviam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de forma brusca.

    4- A estratégica do deferido.


    Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública no momento para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, por que o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, por que o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

    5- Dirigir-se ao público como crianças de baixa idade.

    A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por que?

    “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, uma resposta ou reação também desprovida de um sentido critico como a de uma pessoa de 12 anos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

    6- Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão.

    Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

    7- Manter o público na ignorância e na mediocridade.

    Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada as classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre o possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

    8- Promover ao público a ser complacente na mediocridade.

    Promover ao público a achar “cool” pelo fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

    9- Reforçar a revolta pela culpabilidade.

    Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E sem ação, não há revolução!

    10- Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmos se conhecem.

    No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o individuo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

    postado por Eduardo Bezerra