quarta-feira, 24 de março de 2010

POR UM TRANSPORTE DE QUALIDADE EM ANGRA!

Angra dos Reis é uma das cidades mais bonitas que já conheci. Praias belíssimas, arquitetura secular, uma das cidades mais antigas do país. Destino turístico dos mais procurados. Mas sofre com problemas crônicos que uma oligarquia burra e reacionária (desculpem a redundância) teima em não resolver.
A cidade recebe royalties da Usina Nuclear, arrecada com o turismo e com a indústria naval, mas relega sua população à indigência.
A maioria dos bairros, pra não dizer todos, não tem tratamento de esgoto, a indústria da água engarrafada progride, pois ninguém se arrisca a usar a água que sai da torneira. Mas o que me faz traçar essas linhas é o transporte coletivo.
O município conta para seus trajetos internos com apenas uma “empresa”, talvez o maior monopólio do estado, os ônibus invariavelmente estão lotados e atrasados, itinerários de poucos quilômetros consomem quase hora, quando não a ultrapassa.
Na sexta-feira, dia 05 à noite o martírio se repetiu para dezenas de usuários da linha Angra-Divisa Mangaratiba. Passageiros que esperavam desde 18:30 só conseguiram embarcar às 20:00 h. vários foram os que ligaram para a Bonfim (“empresa” que monopoliza o transporte coletivo) e não obtiveram nenhuma resposta do porquê do atraso. O despachante só informava que havia um congestionamento na Rio-Santos que atrasava a chegada dos carros ao centro de Angra. Mas como explicar todos os outros ônibus de outras linhas que chegavam ao ponto final?
A razão é simples. Como o próprio despachante falou, a quantidade de carros na linha é reduzida, pois o empresário mantém os passageiros reféns, só existe essa linha fazendo o trajeto.
Mas assim como o Metrô do Rio tem que estar nas mãos dos trabalhadores, o transporte coletivo de Angra dos Reis também tem que estar.
A população não pode assistir passiva aos desmandos do galego, têm que protestar. Exigir um transporte de qualidade. Muitos já mostraram como se faz.

ALDRACIR CASANOVA CUNHA

terça-feira, 23 de março de 2010

O SEPE ANGRA CONVOCA:
TODOS À ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL!



* INFORMES SOBRE AS NEGOCIAÇÕES COM O GORVENO;
* PROPOSTAS DE ANGRA DOS REIS PARA O CONSELHO DELIBERATIVO ESTADUAL;
* ORGANIZAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO.




=> DIA 25 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA) ÀS 18:30H
=> LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA ESTADUAL ARTUR
VARGAS (CEAV)


Contatos Sepe Angra: tel/fax 3365-4822
sepeangra@yahoo.com.br
Rua Honório Lima, 48 2º andar - Centro


UM SINDICATO SÓ É FORTE QUANDO TEM A AMPLA PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA EM SEUS LOCAIS DE TOMADA DE DECISÃO, FILIADOS OU NÃO.

segunda-feira, 22 de março de 2010

TOD@S À ASSEMBLEIA EM ANGRA !!!!!

Na próxima  quinta-feira, chamamos à todos os  profissionais da educação da rede estadual, lotados no município de Angra dos Reis para tomarmos decisões juntos. Sendo filiados ou não ao sindicato.

A assembleia da rede estadual ocorrerá no CEAV, centro de Angra dos Reis ao lado da Coordenadoria Estadual da Baía da Ilha Grande e estão pautados os seguintes temas:

- Informes sobre as mobilizações organizadas pelo Sepe central e a nossa inserção na luta;
-Escolha de representantes para participar, no próximo sábado, do conselho deliberativo (instância de deliberação, formada por 3 profissionais da educação escolhidos em assembleias  em cada município e 3 membros da direção municipal, ela define a pauta da assembleia e orienta as ações da direção estadual).

Pretendemos também chamar aos profissionais da educação à responsabilidade de fazer representar suas vontades coletivamente e não ficar esperando que a direção do sindicato adivinhe o que queremos e solucione nossos problemas.

Acreditamos que um sindicato é forte quando a categoria que está em sua base participe de suas decisões coletivas.

Saudações