sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O SEPE E A REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL

No ano de 2006, o nosso Sindicato, corretamente, aprovou sua desfiliação da CUT.

Essa Central, vem há muito, traindo princípios básicos que nortearam sua fundação, como: independência em relação aos partidos e governos, luta contra o imposto sindical e defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores.

Só para citar um exemplo, em nossa greve da rede estadual durante o governo Benedita, a CUT atacou o nosso sindicato em suas publicações, numa clara defesa do governo PT/PMDB em detrimento dos trabalhadores.

Porém a nossa saída da CUT, não quis dizer que somos contra a unidade de todos os trabalhadores brasileiros em uma só entidade de luta, que unifique as lutas mais gerais dos trabalhadores, como o não pagamento das dívidas interna e externa, reforma agrária sob controle dos trabalhadores, luta contra a ALCA, etc. e o apoio às lutas específicas das diversas categorias.

Ao contrário, a pulverização dos diversos sindicatos em Centrais e movimentos, que mesmo com perfis combativos e de esquerda, ainda agrupam poucos sindicatos e consequentemente pouca força de mobilização.

É preciso dar um passo à frente, devemos lutar com todo afinco para pormos em prática a deliberação de nosso último congresso: total apoio (inclusive financeiro) à reorganização do movimento sindical combativo, independente dos governos e dos partidos, que entenda que a luta do povo só será vitoriosa com a conquista do SOCIALISMO em nosso país.

E isso só será materializado com a fundação de uma nova Central Sindical, composta por aqueles que estão dispostos a lutar contra os diferentes governos neoliberais que mantêm nosso povo no atraso econômico e cultural, que dão nossas riquezas aos grandes grupos econômicos, perpetuando assim a sociedade injusta em que vivemos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PRÓXIMOS PASSOS DA LUTA...AVANÇAR SEMPRE!!!!!

No último sábado dia 09/10, reuniram-se na sede do SEPE central na cidade do Rio de Janeiro representantes das direções dos núcleos municipais e representantes de escolas para deliberarmos os próximos passos de nossa luta que não se encerrou com a manutenção do plano de carreira e o fim do programa Nova Escola, conseguidos pela nossa greve...PRECISAMOS AVANÇAR SEMPRE, TODOS JUNTOS.
De Angra dos Reis estiveram presentes, representante do Celamm, Ciep 302 e C.E Conde Pereira Carneiro, além de 3 diretores do nosso núcleo (Eduardo, Belmiro e Cézar).

DELIBERAÇÕES:
•Unificar o ato no dia 14/10 com o Município do Rio;


•PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NO DIA 21 DE OUTUBRO (4ª FEIRA), COM VIGÍLIA EM FRENTE À SEDE DA SEPLAG, na Rua Erasmo Braga, Centro do Rio, para acompanhar a audiência com o Secretário de Planejamento, Sérgio Ruy, às 11h. Assembléia Geral, às 14h na ACM (Rua da Lapa 86 – 6º andar);•15/10 – pronunciamento do SEPE/RJ em meios de comunicação sobre as reivindicações dos profissionais da educação;

•Faixas no sinal: “Sérgio Cabral do PMDB paga menos do que o salário mínimo para funcionários da educação”;

•Ampliar contracheque de funcionários (em cartazes) para expor no ato do dia 21/10;

•Indicativo de assembléia ou Conselho, ou os dois juntos para novembro;

•Indicativo de discussão de campanha pela redução da jornada de 40h sem redução de salário;

•Discutir atos regionais; incluir docente II na pauta;

•Campanha de funcionários: a Secretaria de Funcionários vai encaminhar: boletim especifico de funcionários; link para funcionários na página do SEPE; grupo de discussão na internet (yahoogrupos); atos específicos quinzenais na SEE e na ALERJ; reunião quinzenal de funcionários; incluir funcionários de 40h no Plano (Lei 1348/88); encaminhar oficio ao gabinete do Marcos Medina (SEE), solicitando número de funcionários na ativa; fazer levantamento nos núcleos e regionais sobre funcionários; encaminhar documentação nas audiências do dia 14 e 21 de outubro; oficio do ex-secretário Maculan sobre as 30h e resolução da Mariléia Cruz; cobrar concurso público para funcionários em todas as áreas; produzir cartilha sobre funcionários; garantir a presença de um representante dos funcionários na Comissão do dia 14 e 21 de outubro; garantir a tabela que foi apresentada à Deputada Aparecida Gama e que seja incluído o enquadramento por formação, progressão por tempo de serviço (ensino médio e superior);

•Eleita a comissão de negociação, que ficou assim definida: manter os três nomes do SEPE Central (Tarcísio, Vera e Bia) e adicionar Mário Sérgio pela Secretaria de Funcionários, ficando assim representados os setores de profissionais de 40h (Vera) e funcionários (Mário Sérgio).
DIREÇÃO ESTADUAL DO SEPE/RJ

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ASSEMBLEIA DA REDE ESTADUAL HOJE DELIBEROU: - "NOSSA ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DEVEM CONTINUAR!!!

Em assembleia realizada hoje na ABI, decidimos que no próximo dia 10 de outubro, sábado, faremos um Conselho Deliberativo ampliado com a presença de representantes de escolas. Estes deverão ser eleitos por turno (cada turno 1 representante) ou para cada 50 profissionais da educação 1 representante.
Quem não for representante também poderá participar com direito a voz.

Essas eleições devem possuir uma ata padrão que poderá ser solicitada por email para nosso núcleo: sepeangra@yahoo.com.br

Temos que eleger nossos representantes e participar, para traçarmos coletivamente estratégias de mobilização .

TIRANDO A POSSÍVEL VITÓRIA PARA ANIMADORES CULTURAIS, REUNIÃO DE HOJE COM O GOVERNO TERMINA SEM MUITOS AVANÇOS...TEMOS QUE INTENSIFICAR E RADICALIZAR AS LUTAS!!!!

Resultado da reunião de hoje com o secretário de Planejamento Sérgio "Ruim" Barbosa:

Animadores culturais: o governo vai reajustar o salário desse segmento de R$ 645,00 para R$ 1.234,56. O novo valor já é válido para outubro. O governo, no entanto, não aceitou enquadrar o animador no plano de carreiria, mas informou que está em entendimento com o INSS para pagar a dívida que tem em relação aos animadores;
Funcionários administrativos: há um estudo para a adoção do salário mínimo nacional como piso salarial desse setor. O estudo será apresentado na próxima audiência. Não foi apresentada uma proposta de enquadramento no plano de carreira;
Mestrado e doutorado: foi informado que o decreto com o enquadramento do mestrado e doutorado no plano de carreira será assinado ainda este ano - a minuta se encontra na Casa Civil;
Professores de 40 horas: a Seplag informou que foram feitas várias simulãções para o enquadramento desse setor no plano de carreira. O secretário Ruy informou que na próxima audiência, no dia 21, será apresentada uma proposta oficial para este setor.
No dia 21 haverá uma nova rodada de negociação com a Seplag, às 11h. Antes, no dia 14, haverá uma reunião com a Secretaria de Educação.